domingo, novembro 18, 2012

Clara Ferreira Alves - Estado de guerra

"Estado de Guerra" é o mais recente livro de Clara Ferreira Alves, uma das co-apresentadoras do programa televisivo da SIC Notícias de Sábado à noite "Eixo do Mal" e autora da crónica semanal do jornal "Expresso" intitulada "Pluma Caprichosa". Este livro traça uma imagem fiel do estado a que Portugal chegou, fazendo ainda uma incursão crítica sobre o que se passa actualmente noutras regiões do mundo.

Pode ler-se a dado passo que "nós, e quando digo nós digo o jornalismo na sua decadência e euforia suicidária, criámos estas criaturas. Os Relvas, Os Seguros, os Passos Coelhos, os amigos deles. O jornalismo, aterrorizado com a ideia de que a cultura é pesada e de que o mundo tem de ser breve, nivelou a inteligência e a memória pelo mais baixo denominador comum, na esteira das televisões generalistas". 
"Como toda a gente sabe, em vendo opiniões. Uma coluna pode contar uma história, ou fazer literatura, ou matraquear uma crítica ou sugestionar um leitor. Certo, mas, de vez em quando, lá vem a opinião. A pedofilia, o governo, a guerra, o Médio Oriente, a esquerda, a direita, o partido, o espatifado, o frango, a tragédia. E o colunista, devidamente sentado na cadeira autoral, tem-nas. Se tem, e se foram boas, alguém dirá dele, ou dela, que tinha uma «lucidez implacável». E isto, caros amigos, é do melhorzinho que se pode dizer de um sujeito, ou sujeita, que vende opiniões [...]. Todas as vidas viram coisas inacreditáveis. Se não fôssemos humanos com memória tudo se perderia. Como lágrimas à chuva".
É certamente um livro a não perder, e que pode ser adquirido aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...