sexta-feira, novembro 23, 2012

O sorriso das vacas

Declarações do Presidente da República, Cavaco Silva, ontem na entrega dos Prémios Gazeta (Jornalismo):
  1. "Todos sabem que o silêncio do Presidente da República é de ouro, hoje a cotação do ouro foi 1.730 dólares por onça, uma onça são 31 gramas, mais 1,7% do que a cotação do ouro naquele dia de Setembro em que a generalidade dos portugueses ficou a saber o significado da conjugação de três letras do alfabeto português: «tê, ésse, u (TSU)»".
  2. "Até aqui, boa parte dos portugueses pensava que o Presidente da República estava a meditar, a reflectir sobre a próxima visita a Portugal da senhora já bem conhecida de todos, amada por muitos, a que carinhosamente os portugueses chamam de troika, outros estariam a pensar que o Presidente da República estava a reflectir sobre se o aumento de impostos era enorme ou gigantesco, outros pensariam que o Presidente da República estava a reflectir sobre os novos apoios que a chanceler Merkel podia trazer para portugal na sua próxima visita ao país e outros poderiam estar a pensar que o Presidente da República estava a reflectir sobre o que fazer relativamente às pressões de vinte corporações e mais de cem individualidades para que ele enviasse o Orçamento do Estado para o Tribunal Constitucional".
  3. "Outros estariam a pensar que o Presidente estaria a reflectir sobre o consenso político que foi possível estabelecer entre as forças políticas do arco da governação sobre a forma de realizar a reforma das funções do Estado, outros podiam estar ainda a pensar que o Presidente estava a reflectir sobre se a transmissão televisiva dos jogos de futebol em canal aberto fazia ou não parte da definição de serviço público de televisão, mas agora, depois de ter quebrado o meu silêncio, os portugueses dirão que afinal ele estava apenas a reflectir sobre a forma de evitar a sua presença na cerimónia de atribuição dos prémios Gazeta do Clube de Jornalistas".
  4. "Fazer votos para que continuem a apostar na qualidade, felicitar Fialho de Oliveira pelo prémio de mérito que acabou de receber, o Clube de Jornalistas por conseguir resistir à crise e ainda não ter ido à falência, o que com certeza se deve à capacidade de gestão de Mário Zambujal, e esperar que a Caixa Geral de Depósitos nos ofereça um jantar que seja condizente com os tempos que vivemos e eu não possa ser acusado de estar aqui por uma qualquer guloseima".
  5. "Se forem inquiridos digam que eu estive aqui mas não disse absolutamente nada, e que eu me comprometo a não colocar qualquer «post» sobre o assunto na minha página do Facebook, deixo, por isso, antecipadamente o meu muito obrigado a todos".
O país merece melhor sorte do que ter apenas um Presidente da República insípido que faz este tipo de declarações lamentáveis. Para quem se remete ao silêncio quando o país mais precisa dele, Cavaco Silva - esse génio das banalidades - parece andar a gozar com o pagode e mais valia estar calado. Se não queria falar, não falava. Agora, abrir a boca para proferir tantos disparates e ainda por cima ironizar com "se forem inquiridos digam que eu estive aqui mas não disse absolutamente nada", ficou-lhe muito mal e não é digno de um Chefe de Estado.
Certamente que o seu próximo tema de reflexão será como dar a volta à sua extensa colecção de presépios para eliminar as figurinhas dos burros e das vacas que tanto pastam no Palácio de Belém. E tem de ter tudo preparado quando chegar o Natal, não vão os santos zangarem-se e obrigarem-no a comer Bolo Rei o resto do mandato, ou a ir para os Açores reparar no sorriso das vacas, as quais, quando chove, ficam satisfeitíssimas a olhar para o pasto, verificando que ele começa a ficar mais verdejante. É caso para dizer que há uma pequena linha que separa Cavaco Silva e o mundo das vacas, e que se vai tornando cada vez mais ténue.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...