quinta-feira, julho 03, 2014

Emergência cívica

O texto que se segue foi publicado na Edição de 20 de Junho de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Emergência cívica
Decorreu no passado dia 2 do corrente a 1ª Conferência subordinada ao tema “Que país teremos em 2020?”, enquadrada na passagem dos quarenta anos sobre o 25 de Abril, um debate intergeracional que pretendeu dar pistas e encontrar soluções para o futuro de Portugal, trazendo ao Auditório dos Paços do Concelho uma vasta plateia que se revelou atenta e participativa, e que teve como oradores convidados os Professores Doutores Diogo Freitas do Amaral e Joel Hasse Ferreira, para além do Dr. Telmo Faria, ex-presidente da Câmara Municipal de Óbidos. Não posso deixar de salientar a importância e a actualidade do tema desta conferência, que nos remete para uma questão “simples” mas crucial: o que queremos afinal para nós, em termos nacionais e europeus? O que queremos ser, enquanto país, daqui a dez ou quinze anos?
Um dos temas abordados pelo ilustre painel de oradores teve a ver com o novo quadro político-institucional decorrente das recentes eleições europeias, mormente a “invasão” da extrema-direita na Europa, fenómeno que começa a alastrar e a ganhar cada vez mais expressão no “Velho Continente”, e que reflecte, designadamente, a também crescente descredibilização dos partidos políticos, o seu distanciamento em relação às pessoas e, por via disso, o facto de os europeus, mas também os portugueses, se reverem cada vez mais nas pessoas e não nos partidos. Assim se explica, no caso português, a emergência dos movimentos de cidadãos, como o Movimento Partido da Terra (MPT) e o seu cabeça de lista, Dr. Marinho Pinto, o qual foi a quarta força política mais votada em Portugal (elegendo dois deputados) e a terceira no concelho de Ourém, onde obteve 6,51% dos votos (na freguesia de Nossa Senhora da Piedade obteve 7,92%).  
Façamos um pequeno exercício comparativo para ilustrar um tema recorrente nesta “Coluna do Meio”, ao qual algumas pessoas chamaram, imprópria e inadvertidamente, “epifenómeno”, e que se prende com a ascensão dos movimentos de cidadãos à vida política, enquanto alternativa credível aos partidos. Em Ourém, como é do conhecimento de todos, essa ascensão foi protagonizada, de forma retumbante e categórica, pelo MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, liderado por Vítor Frazão, tendo arrebatado 11,39% dos votos nas últimas eleições autárquicas. Significa isto que, quer o MPT de Marinho Pinto, quer o MOVE de Vítor Frazão, têm hoje um papel preponderante nas sociedades europeia e portuguesa, não só para contrariar a perda de confiança dos cidadãos em relação à política, mas também para criar uma nova dinâmica de participação social nas decisões que a todos dizem respeito. A bem da democracia, esta é uma emergência cívica que urge consolidar.     
Nota de Rodapé: Não quero, porém, terminar o texto desta semana sem dizer que as expectativas eram grandes há um ano, quando as páginas deste honroso jornal pariram (tecnicamente parece ser o termo mais correcto) esta nova coluna de opinião, que se tornou na “Coluna do Meio” por duas simples mas importantes razões: a primeira, porque as colunas da esquerda e da direita já se encontravam ocupadas; a segunda, porque costuma-se dizer que é no meio que está a virtude. Facto é que já lá vai um ano – como o tempo passa, parece que foi ontem –, e, à boleia, também celebramos hoje o texto número cinquenta. Se há um ano um dos objectivos desta coluna de reflexão era ser construtiva, descomprometida e independente, com um olhar crítico sobre o nosso concelho nas suas múltiplas vertentes e baseado na firme convicção de que todos nós podemos contribuir com alguma coisa, por mais insignificante que seja, para o bem-estar do nosso concelho e das suas gentes, se isto foi verdade há um ano, certo é que, por maioria de razão, continua a ser assim ainda hoje. Vale pois a pena continuar".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...