quinta-feira, julho 03, 2014

Uma questão de justiça

O texto que se segue foi publicado na Edição de 30 de Maio de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Uma questão de justiça
Esta semana, as primeiras palavras vão direitinhas para o Clube Atlético Ouriense, não só por se ter sagrado Campeão Distrital da Divisão Principal do Distrito de Santarém (motivo que me levou, aliás, a apresentar oportunamente na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade um Voto de Louvor que foi aprovado por unanimidade), um Atlético campeão precisamente no ano em que celebra os 65 anos de existência, mas também por a equipa de futebol feminino se ter sagrado, no passado Domingo, também ela, campeã nacional pelo segundo ano consecutivo, e que no próximo dia 7 de Junho irá disputar com a equipa do Futebol Benfica, no Jamor, a Final da Taça de Portugal. Estão de parabéns, portanto, todos os protagonistas, em especial direcção, jogadores, equipa técnica, familiares e adeptos, por terem mais uma vez dignificado e elevado bem alto o nome de Ourém.     
Este é, pois, um motivo de enorme orgulho para nós enquanto oureenses. Pela minha parte, na pele de secretário da junta com o pelouro da educação e ensino e do apoio a iniciativas de carácter cultural e desportivo, sinto-me duplamente feliz: desde logo, porque é um clube da minha freguesia, mas também porque é um clube que me habituei desde pequeno a ouvir falar, e que me faz recordar as conversas em casa sobre histórias, hoje com mais de cinquenta anos, como aquela das meninas que se engalanavam todas com as cores do Atlético para vibrarem, por exemplo, nos jogos de hóquei, ou para servirem chá e bolinhos aos craques da época nas festas que resplandeciam na então denominada Vila Nova de Ourém.
Hoje, os tempos são outros, muito diferentes, e as circunstâncias que atravessamos não nos deixam margem para dúvidas. As recentes eleições europeias são exemplo disso mesmo, no que se refere, por exemplo, à taxa de abstenção, a mais alta desde há quarenta anos, os mesmos que dura a democracia. Na freguesia de Nossa Senhora da Piedade, a taxa de abstenção cifrou-se nos 67,62%, um número astronómico que revela não só que as pessoas acreditam cada vez menos nos políticos, o que contribui objectivamente para a descredibilização da política, mas também que há um distanciamento cada vez maior dos cidadãos em relação aos seus eleitos. É, por isso, que se fala na crescente falta de representatividade social dos partidos políticos, na sua perda de legitimidade, pois estes já pouco ou nada espelham a sociedade para a qual se deviam dirigir em primeiro lugar, e já pouco ou nada têm de criativo, inovador e que reflicta os anseios e as expectativas dos cidadãos.
O fenómeno da emigração, sobretudo entre as camadas mais jovens, é um pouco sintomático desta nova tendência. Não porque fossem convidados a emigrar, mas talvez porque deixaram de acreditar e de se rever nas lideranças políticas, milhares de jovens (e menos jovens) portugueses têm rumado a outras paragens para aí encontrarem melhores condições de vida e viverem as oportunidades que o seu próprio país lhes tem negado. Os nossos emigrantes, em particular os oureenses, espalhados pelos quatro cantos do mundo, tornaram-se reconhecidos pela sua capacidade e seriedade laborais, integrando-se com êxito em todas as comunidades, divulgando, como autênticos embaixadores, a sua Terra Natal, enriquecendo e desenvolvendo Portugal com o envio das suas economias. Foi neste contexto, em honra de todos os emigrantes oureenses, que o vereador Vítor Frazão propôs, na reunião de Câmara do passado dia 6 de Maio, e sob os auspícios da Câmara Municipal de Ourém, a criação de uma comissão que lance um concurso de ideias, aberto a todos os oureenses, e, desta forma, se possa vir a erigir em local nobre um monumento ao emigrante. Tal como ao Atlético, também esta homenagem aos nossos emigrantes é a todos os títulos justa".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...