domingo, julho 20, 2014

O nosso castelo

O texto que se segue foi publicado na Edição de 18 de Julho de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
O nosso castelo
Quando assumi funções como secretário da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, defini alguns objectivos para o mandato que então se iniciava, e impus-me a obrigação de tudo fazer para os concretizar. Não obstante, tendo a consciência perfeita de que os tempos que vivemos são de crise e de contenção de despesas, e mesmo apesar de esses objectivos estarem condicionados à partida, sempre acreditei que era possível fazer alguma coisa e não ficar de braços cruzados com o pretexto de que a junta de freguesia não tem dinheiro (ou tanto quanto gostaria) para realizar aquilo que os cidadãos esperam de um executivo que inicia funções. Relembro aqui alguns desses objectivos: 1. criar as condições necessárias para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na junta de freguesia; 2. pôr as novas tecnologias ao serviço das pessoas, designadamente através da melhoria do site da junta, criação de Newsletter Electrónica e Página de Facebook; 3. criar laços de proximidade e respeitar as pessoas; 4. dignificar e valorizar o trabalho dos funcionários; 5. apoiar a saúde em benefício daqueles que mais precisam; 6. dinamizar o associativismo, a juventude e o desporto; 7. e contribuir para a preservação, divulgação e promoção do património histórico-cultural da nossa freguesia.
De então para cá, o trabalho que tenho desenvolvido na junta de freguesia tem ido ao encontro daqueles objectivos. Apresentei, por isso, as seguintes propostas, todas aprovadas por unanimidade: 1. passar a ser disponibilizada a todos os elementos do executivo da junta uma cópia da Ordem do dia para a reunião a ter lugar; 2. Realizar reuniões quinzenais, em virtude de apenas haver uma reunião mensal (pública); 3. realizar rastreios semestrais à população da freguesia; 4. reformular o site da junta e criar Página de Facebook e Newsletter Electrónica. Apresentei ainda um Voto de Pesar pela morte do ex-futebolista Eusébio da Silva Ferreira e uma Declaração de Voto relacionada com a aprovação do Orçamento e Plano de Actividades para 2014, em relação aos quais votei favoravelmente por entender que isso era o que melhor servia, neste momento, os interesses dos nossos munícipes.
A par disto, propus ainda a realização de reuniões quinzenais com os funcionários, de modo a motivá-los e a integrá-los na gestão diária da junta. Apresentei também, a título pessoal, um Voto de Louvor ao Clube Atlético Ouriense (CAO), por se ter sagrado Campeão Distrital da Divisão Principal do Distrito de Santarém, no ano em que celebra os 65 Anos de existência, e outro Voto de Louvor em conjunto com o restante executivo, também ao CAO, que visou distinguir não só a Equipa de Futebol Feminina do Clube Atlético Ouriense, que conquistou este ano dois importantes títulos a nível nacional, mas também pelo facto de a Equipa de Futebol Masculina se ter sagrado Campeã Distrital da Divisão Principal do Distrito de Santarém. Finalmente, é importante registar que, tal como prometido e por proposta do MOVE (aprovada por unanimidade), encontro-me a actualizar o site da junta de freguesia. Não obstante, neste momento já se pode consultar uma série de informação e documentos de utilidade para os nossos fregueses! Por outro lado, já se encontra online a nova Newsletter da Freguesia (Nº 1 | Junho 2014), a qual, com uma periodicidade trimestral, pretende constitui-se como um elemento adicional de informação e comunicação da Junta de Freguesia com a comunidade onde se insere. Finalmente, e por solicitação do Senhor Presidente da Junta de Freguesia, encontro-me neste momento a preparar o processo de avaliação do desempenho dos funcionários da junta de freguesia, nos termos da legislação aplicável. Julgo que é com pequenos (mas firmes) passos como estes que se constrói no futuro um castelo!".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...