domingo, julho 20, 2014

Quem traiu quem?

O texto que se segue foi publicado na Edição de 4 de Julho de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Quem traiu quem?
Luís Albuquerque afirmou por estes dias que não ganhou as eleições autárquicas “devido à concorrência de Vítor Frazão, que desertou do PSD”, e que, “fruto dos jogos de bastidores” ocorridos entre o PS e o MOVE, foi eleita para a presidência da assembleia municipal uma pessoa que não tem legitimidade para exercer o cargo!
Antes de mais, convém saber que Vítor Frazão não desertou na tropa, mesmo nos tempos do fascismo! Então, por que seria agora desertor? Certo é que Vítor Frazão apresentou, à luz das normas do PSD, a sua desfiliação às estruturas do partido, tanto a nível local como nacional. Este facto era do conhecimento de Luís Albuquerque, não só porque já era na altura presidente da concelhia e, por isso, soube em primeira mão, em termos formais e oficiais, da desfiliação de Vítor Frazão, mas também porque este teve a coragem de apresentar pessoalmente a sua desfiliação na sede nacional do PSD, a membros da Comissão Nacional, e onde aquele também esteve presente. Ora, uma afirmação destas revela falta de respeito para com Vítor Frazão, já que este apenas exerceu um direito que lhe assiste. Denuncia até má-fé, pois houve conhecimento oficioso deste facto e o que se pretendeu foi encobri-lo. Denuncia ainda o desconhecimento sobre as normas do PSD, pois estas falam em (des)filiação ou (des)militância e não em desertores. Ao que julgo saber, não existem no MOVE terroristas e, se há aqui alguém que coabita mal com a democracia, esse alguém não é Vítor Frazão
Depois, se se reconhece que foi por causa de Vítor Frazão que Luís Albuquerque perdeu as eleições, então isso já de si é motivo bastante para o respeitamos ainda mais e reconhecer-lhe o mérito que granjeou junto do povo, que até votou nele e o elegeu. Isto leva ainda à conclusão de que afinal não foi só o PSD que perdeu as eleições, mas sim uma Coligação de dois partidos, o que constitui uma dupla vitória para o MOVE, mas que se tenta a todo o custo escamotear. Façamos este exercício: se subtrairmos ao resultado alcançado pela Coligação (9.027) o número de votos obtidos pelo CDS-PP em 2009 (1.197), obtemos 7.830 votos potenciais para o PSD em 2013. Como se sabe, o PSD concorreu sozinho nas eleições de 2009 e era liderado por Vítor Frazão, tendo obtido 11.398 votos, mais do que os que foram alcançados pelo PSD e CDS juntos em 2013. Tendo o MOVE conquistado 2.680 votos, se subtrairmos este valor ao número de votos potenciais do PSD (7.830), obtemos uma diferença de 5.150 votos. Convenhamos que para um partido organizado e com muitos anos de implantação como o PSD, esta diferença não é assim por aí além. É só fazer as contas.
Finalmente, sobre os alegados “jogos de bastidores”, refira-se que Vítor Frazão manteve conversações com todas as forças políticas que o solicitaram, inclusive com Luís Albuquerque, a quem propôs que se constituísse uma lista única e conjunta para a eleição do presidente e secretários da mesa da assembleia municipal, que incluísse quer João Moura, quer Deolinda Simões e Júlio Henriques, e cuja resposta Vítor Frazão ainda hoje está à espera! Mas, esta proposta foi também analisada entre o PSD e o PS. Por que não foi então posta em prática? Será que em Caxarias e União das Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais não existiram “jogos de bastidores” envolvendo membros da Coligação? Ou o princípio só se aplica ao MOVE? E Deolinda Simões não tem legitimidade para exercer o cargo? Então, será que os anteriores presidentes da assembleia municipal também foram eleitos de forma ilegal? Como raio se elegem afinal os presidentes das assembleias municipais em Portugal? É ou não verdade que a lei decreta que o presidente e os secretários da mesa são eleitos pelos membros deste órgão e não mediante os resultados eleitorais? Também não constou por aí que elementos do PSD votaram em Deolinda Simões? Mas, quem traiu quem?".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...