quinta-feira, julho 03, 2014

O povo agradece

O texto que se segue foi publicado na Edição de 27 de Junho de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
O povo agradece
Ainda no âmbito da 1ª Conferência subordinada ao tema “Que país teremos em 2020?”, e que trouxe ao Auditório dos Paços do Concelho, no passado dia 2 de Junho, os Professores Doutores Diogo Freitas do Amaral e Joel Hasse Ferreira, e bem assim o Dr. Telmo Faria, ex-presidente da Câmara Municipal de Óbidos, é importante sublinhar aqui o facto de – nessa conferência – se ter falado também dos quarenta anos de democracia em Portugal, e de se terem traçado perspectivas para o desenvolvimento futuro do nosso país, isto apesar de se concluir que é muito difícil fazer futurologia quando se trata de pensar estrategicamente o país para um período de dez ou quinze anos. De qualquer das maneiras, é difícil, mas não impossível. Diria mesmo que é uma emergência cívica e nacional.
Na verdade, defendeu-se, por unanimidade, que Portugal – mais do que ser comentado nas televisões (muitas vezes de forma errática, pouco ambiciosa e capciosa) – carece de uma verdadeira optimização dos seus recursos naturais e humanos, mas também de uma profunda planificação estratégica nacional. Trata-se da recuperação da ideia do planeamento económico a médio/longo prazo, da aposta em áreas através das quais podemos alavancar a nossa economia, como sejam o turismo, a agricultura, a indústria ou o mar.
Deste modo, complementarmente a uma visão de futuro para o nosso país e ao fomento de uma verdadeira diplomacia económica que nos valha a nível internacional, e que venda eficazmente a imagem de Portugal aos investidores estrangeiros, passando por uma aposta forte nas exportações, nomeadamente para a América Latina que é uma região onde podemos ser competitivos, certo, certo é que urge que programemos o nosso futuro no tal horizonte de dez ou quinze anos. Trata-se, com efeito, de uma tarefa difícil, sabemo-lo todos, mas sem a qual continuaremos a adiar indefinidamente o nosso futuro colectivo.
Paradoxalmente – ou talvez não –, é chocante a forma como ainda tratamos esta questão como uma “não-questão”! E não menos chocante é o facto de todos termos noção do remédio eficaz para combater a maleita do país, e continuarmos a assobiar para o lado como se a urgência de uma visão de futuro não fosse condição sine qua non para o progresso de Portugal. E quando tudo me levava a crer que a resposta a esta inércia generalizada estava na ambição e na irreverência dos nossos jovens, eis senão quando alguns “pardalitos”, enraizados no conforto das “jotinhas” dos partidos e sob os auspícios do “lápis azul” das lideranças, arrogando-se o exclusivo do exercício da cidadania, começam a desancar nos mais velhos como se não houvesse amanhã, e como se não tivessem ainda muita parede pela frente com que chocar, para aprender o que custa a vida.
Neste contexto, e para contrariar este estado larvar e esta tendência paralisante que se vive no nosso país, Vítor Frazão, o vereador independente do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, recomendou, na reunião da Câmara Municipal do passado dia 3 de Junho, a criação de um grupo de trabalho que reflicta o nosso concelho e o planifique – em termos estratégicos – para o futuro, isto numa lógica de que a planificação nacional depende sempre das mais-valias regionais e das potencialidades locais (ou do contributo que as partes podem dar ao todo nacional). Haja, por isso, o mínimo de justiça ao reconhecermos que estas e outras iniciativas, perfeitamente datadas e documentadas, também são um exercício pleno de cidadania. E haja também a coragem e a elegância política para o reconhecer. O povo agradece".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...