quinta-feira, agosto 13, 2020

Debate #1 - Conclusões & Propostas

DEBATE #1 – REALIZADO PELO MOVE NO DIA 10 DE AGOSTO DE 2020, SUBORDINADO AO TEMA “FÁTIMA E A CRISE: PRESENTE E O FUTURO!”

FREGUESIA: FÁTIMA

CONCLUSÕES & PROPOSTAS

1. ENQUADRAMENTO

O MOVE – Movimento Independente propôs-se levar a efeito um ciclo de debates por todas as freguesias do concelho de Ourém, nos quais pretende ouvir as forças vivas e a população em geral acerca das preocupações e necessidades que carecem de resolução urgente, com vista a assegurar o bem-estar de todos os ourienses.

2. PARTICIPANTES

Participaram neste primeiro debate agentes representativos dos principais sectores da actividade económica, nomeadamente: Hotelaria, Restauração, Agências de Viagens, Lojistas, Cafés/Pastelarias.

3. CONCLUSÕES & PROPOSTAS

Após discussão aturada sobre o tema proposto, que gerou amplo debate e participação de todos os presentes, cumpre elencar as principais Conclusões & Propostas que foram objecto de análise e das quais se destacam:

3.1. CONCLUSÕES

• Os agentes económicos em Fátima, tal como no Concelho e no resto do país, sofreram (e continuam a sofrer) quebras significativas e sem precedentes nos respectivos volumes de negócios;

• Face à quebra do volume de negócios e à consequente falta de recursos financeiros, facto que tem gerado, entre outros, graves problemas de tesouraria, os custos com os recursos humanos tornaram-se insustentáveis o que poderá vir a traduzir-se num exponencial desemprego;

• No contexto actual, Fátima apresenta um sobredimensionamento (excesso) da oferta face à procura;

• Constata-se que os agentes económicos promoveram avultados investimentos no período que antecedeu a Pandemia e que agora se vêem confrontados com a dificuldade de os amortizar;

• Continua a existir um (certo) receio dos turistas / peregrinos nacionais e internacionais de visitarem Fátima, circunstância agravada pela divulgação extemporânea, por parte da comunicação social, do surto que teve lugar no Santuário. Ainda sobre este aspecto, constata-se ter existido um grave problema de comunicação em relação a esta matéria, o que veio prejudicar sobremaneira a imagem do Santuário e travar a vinda de turistas / peregrinos;

• Verifica-se que as ligações aéreas para o nosso país se encontram fortemente limitadas, o que cria dificuldades acrescidas para um sector já de si muito debilitado;

• Nota-se não só uma fraca promoção do município de Ourém e de Fátima, em particular em termos nacionais e internacionais, como uma quase inexistente divulgação e promoção – nos meios digitais – deste destino, contrastando com o que acontece com a promoção de outros destinos, designadamente Lourdes;

• Nota-se que tem existido uma preocupação por parte dos empresários ao nível da promoção e comunicação do destino Fátima, mas que infelizmente esse esforço não tem sido acompanhado pelas entidades oficiais, designadamente o Município de Ourém e o Turismo de Portugal;

• Regista-se a falta de apoio institucional em relação a Fátima, nomeadamente por parte do Governo e da Presidência da República, dando-se nota da preocupação pelo facto de Sua Excelência o Presidente da República ainda não se ter deslocado a Fátima para se inteirar da realidade que assola este destino turístico fundamental para o país, e dos momentos de angústia que vivem os agentes económicos desta região, à semelhança do que já fez – e por diversas vezes – em relação ao destino “Algarve”;

• Fátima apresenta-se como uma “monocultura” que assenta essencialmente no “Turismo Religioso”, facto que a torna vulnerável a contextos e a realidades adversas como aquelas que hoje vivemos, pelo que urge estudar outras estratégias.

3.2. PROPOSTAS

3.2.1. À EDILIDADE OURIENSE

• Reivindicar um maior apoio financeiro por parte do Município de Ourém quer ao nível das estratégias de promoção turística, quer no âmbito social e empresarial;

• Revela-se de uma urgência extrema a necessidade de a Câmara Municipal proceder a uma redução ou isenção das taxas e impostos de que os agentes económicos são alvo nas suas actividades, nomeadamente no que diz respeito ao IVA e IMI, ou, em alternativa, promover uma moratória do seu pagamento;

• É fundamental a criação de um gabinete de crise e/ou de uma task force a nível local, a qual promova a gestão desta situação de emergência em que se encontra a nossa região, e sobretudo que encontre soluções eficazes para debelar os problemas, e de cuja composição façam parte, entre outros, representantes dos empresários, os quais, estando no terreno, têm uma visão privilegiada dos problemas que enfrentam;

• Paralelamente ao “Turismo Religioso”, e com vista à captação e fixação de turistas, torna-se necessário procurar, a curto-prazo, alternativas diferenciadas e atrativas que complementem este produto turístico religioso, nomeadamente o “Eco-Turismo”, o “Envelhecimento Activo”, o “Turismo de Negócios”, o “Turismo de Natureza”, o “Turismo Cultural”, o “Turismo Desportivo”, entre outros;

3.2.2. AOS ÓRGÃOS DE SOBERANIA (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E GOVERNO)

• Promover um convite a Suas Excelências o Primeiro-Ministro e o Presidente da República para visitarem Fátima e a Sede do Concelho;

• Sensibilizar o Governo para a necessidade de dilatar por mais tempo o lay-off, tornando-o mais simplificado, como instrumento de apoio à tesouraria das empresas e a uma mais eficiente gestão dos seus recursos humanos;

• Para fazer face aos problemas de tesouraria das empresas, propõe-se que o Governo promova a abertura de mais linhas de crédito que possibilitem fazer face aos encargos já assumidos ou a assumir. Permitir que as empresas acedam ao crédito com períodos de amortização mais longos por forma a desafogar a sua tesouraria;

• Sugerir ao Governo que redesenhe os apoios financeiros prestados às empresas no sentido de facilitarem a previsibilidade dos investimentos, e consequente aumento das moratórias dos pagamentos;

• Reivindicar ao Governo ajudas imediatas e urgentes, designadamente para pagamento de salários e impostos;

• No âmbito da Pandemia da COVID-19, é imperiosa a ajuda dos poderes públicos nacionais na promoção do destino Fátima, em termos digitais, como um destino atractivo e seguro;

• Propõe-se uma aposta forte na consolidação nacional e internacional de Fátima, exigindo ao Turismo de Portugal que, nos fundos estruturais para a década 2020/2030, se promova a “Marca Fátima / Turismo Religioso”, procurando captar novos mercados e novas rotas que complementem os já existentes. Por outro lado, os efeitos desta Pandemia vieram evidenciar as debilidades da “Marca Fátima / Turismo Religioso”, situação que criou ao mercado uma clara oportunidade para a reestruturar para o futuro, também apostando forte na sua consolidação;

• Propõe-se também a promoção de Fátima junto de outras paróquias e dioceses, tanto nacionais como internacionais;

• Ponderar minuciosamente a ameaça de uma segunda vaga da Pandemia em Fátima, bem como no resto do Concelho, prevenindo desastrosas consequências no que ao agravamento das condições económicas, financeiras e sociais diz respeito.

3.2.3. PROPOSTA DE EXECUÇÃO IMEDIATA

• O MOVE diligenciará por contactar, no decorrer do dia de amanhã, o repórter da TVI para que, aproveitando a celebração do dia 13 de Agosto, se proceda a uma reportagem que desmistifique o negativismo da informação transmitida aquando do foco infeccioso no Santuário, e se apele à vinda a Fátima, pois continua a ser um lugar seguro. Ficou mandatado o Dr. Vítor Frazão para dar seguimento a esta tarefa.

4. NOTA FINAL

O MOVE congratula-se pela forma participativa com que decorreu esta iniciativa, comprometendo-se do mesmo passo a fazer chegar às entidades competentes as Conclusões & Propostas consagradas neste documento.

O MOVE remeterá o presente documento para as entidades competentes para que possam envidar todos os esforços para que as propostas aqui apresentadas sejam materializadas em soluções concretas que ajudem a mitigar os enormes e graves problemas económicos, financeiros e sociais com que se deparam, em particular, os agentes económicos da freguesia de Fátima, mas que têm repercussões em todo o concelho de Ourém.

O MOVE apela à divulgação massiva do conteúdo do presente documento.

Fátima, 10 de Agosto de 2020

MOVE – Movimento Independente
A Direcção do MOVE


Obs.: O MOVE, por intermédio do seu representante na Assembleia Municipal, Filipe Mendes, teve oportunidade de fazer chegar cópia deste documento à Senhora Secretária de Estado do Turismo, que se deslocou ontem (12 de Agosto) a Fátima para participar num encontro promovido pela ACISO.

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