sexta-feira, agosto 07, 2020

A juventude nos dias de hoje

Na minha humilde opinião ser Jovem nos tempos que correm é muito diferente (e de que maneira), do ser jovem nos tempos dos nossos pais e avós, tão diferente nos objectivos como nas vivências, salvo raras exceções.
O mundo anda numa mudança constante dia após dia. O que era moda nesses tempos agora deixou de ser. O mundo passou de analógico para tecnológico. Que diferença abismal!
Vivemos numa aldeia global.
Esta é a primeira geração que nasceu com um smartphone e a internet. As noticias viajam a velocidades nunca vistas, e quase no momento em que estão a acontecer do outro lado do mundo se pode ver naquele pequeno ecrã.
Os jovens têm smartphones sempre com muitas aplicações abertas e conseguem andar na rua enquanto fazem pesquisas instantâneas, ao contrário da nossa geração onde para isso teríamos de ir para uma biblioteca desfolhar uma centena de livros.
O tempo que passei a desfolhar livros e a tirar fotocópias para realizar trabalho exibido em cartolina.
Eu até me atrevo a chamá-los de “geração GOOGLE”.
Até com os próprios amigos falam online e poucas vezes cara-a-cara, o contacto fisico, uma proximidade é-lhes difícil. Para conviverem não combinam passeios, nem pequenos encontros. Combinam sim, idas a concertos, bares e coisas de multidões, onde se podem camuflar sentimentos, ter novas experiências…
Esta nova geração não se importa com os estereótipos que agora vão perdendo um pouco de peso, como comprar carro, ou comprar uma casa. As compras que realizam são escrutinadas ao máximo. Até comparador de preços existem para ir verificando a flutuação do preço do artigo especifico.
Também tenho a consciência que “os jovens são o futuro” e é bom que se comecem a desenvolver políticas, que façam com que eles se desenvolvam, se impulsionem e descubram o seu verdadeiro potencial.
A sua participação ativa é essencial, “não se podem encostar a sombra da bananeira”, eles são os principais interessados nestas políticas, o futuro é deles. Também eles têm de ter “voto” na matéria X, Y ou Z e dizer e fazer as suas escolhas.
Associações juvenis seja elas recreativas ou políticas são de extrema importância.
A nossa juventude poderá mudar o mundo, irão criar novas tecnologias, fazer aparecer novas modas e tendências, nascerão de certeza novos ídolos, mas ser jovem vai ser sempre ser jovem, e muitas coisas que aconteceram na juventude ficarão para sempre marcadas na vida de cada um.
Ai se por vezes nós pudéssemos falar (ahahah).
Tudo têm o seu tempo e lugar, e o tempo bem repartido chega para tudo, já dizia o meu querido avô.
Por isso que saibam viver com sabedoria e consciência, e que Deus os ajude e aos que conviverem/dependerem deles (nós no futuro).
Um abraço a esta juventude.

Miguel Silva
Membro do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...