segunda-feira, agosto 17, 2020

Barreiras arquitectónicas e os cadeirantes

A direção do MOVE, no contexto da divulgação de orientações e estratégicas, convidou-me a redigir um breve texto que refletisse sobre a temática; - “As barreiras arquitetónicas /cadeira de rodas”. Naturalmente, pediu que o fizesse com a vivência e testemunho na primeira pessoa.
Curiosamente, hoje, 11 de agosto de 2020, volvidos 27 anos do dia do trágico acidente de viação que me colocou numa situação de dependência física, recordo, o sofrimento vivido no passado e a difícil “luta” até ao momento.
Como mudaram tanto as coisas em 27 anos… tantos guerreiros e guerreiras que conheci, verdadeiros lutadores duma luta tão desigual, quantas barreiras se derrubaram… tantas batalhas vencidas e… tanto caminho que ainda há para percorrer!
Há 27 anos, o primeiro obstáculo, ultrapassar as minhas próprias barreiras, adaptar a minha mente para a nova realidade e preparar os mais próximos para os desafios que jamais sozinho conseguiria ultrapassar.
A cadeira de rodas, instrumento precioso que permite ultrapassar os primeiros obstáculos, a cadeira de rodas é, sem dúvida, o primeiro mecanismo que permite a mobilidade a quem a perdeu. A cadeira de rodas não é um obstáculo, mas sim o primeiro meio para ultrapassar barreiras. Depois é necessário que existam condições para que essa cadeira de rodas possa circular e que permita o máximo de independência para quem a utiliza.
O automóvel é, sem dúvida, outro instrumento que permite autonomia para quem tem mobilidade condicionada. As tecnologias e a insistência de muitos, permitem condições seguras de transporte e condução de quem tem a mobilidade condicionada.
Nestes 27 anos em que tenho vivido esta diferente experiência, a evolução até pode ter sido lenta, mas sem dúvida que se ultrapassaram muitas barreiras. Porém, ainda existem muitas barreiras a ultrapassar, especialmente, a barreira do preconceito. As barreiras naturais já são tantas a ultrapassar, então, porquê construir barreiras!?
Em Ourém, há 27 anos atrás, era praticamente impossível circular de cadeira dentro (e fora) da cidade. Autonomamente quem se deslocasse em cadeira de rodas não tinha acesso aos passeios nem aos edifícios. Provavelmente os edifícios correspondiam ainda à mentalidade das pessoas. Recordo o taxista que me queria recusar o serviço de me transportar de regresso a casa, mas devido á minha insistência lá assentiu fazer o serviço e mal-humorado, no seu entender, achava que devia pagar um acréscimo da tarifa de bagagem, por ter que transportar a cadeira de rodas na bagageira, enfim, passado.
Apesar de existirem muitas barreiras para demolir, hoje, tudo está bem diferente. Em Ourém (permitam-me que me cinja apenas a Ourém), é possível aceder e circular na maioria dos passeios, existem alguns estacionamentos destinados às viaturas que transportem deficientes, é possível aceder com grande facilidade a alguns edifícios públicos, por exemplo; à câmara municipal, ao tribunal, conservatória, registo civil, à caixa geral de depósitos, etc., alguns estabelecimentos comerciais também estão preparados para receber os clientes que utilizam cadeira de rodas. Porém, muitos edifícios, alguns até de construção recente, ainda teimam em infringir a lei e a ética como é o caso, caricato, do edifício da GNR em Ourém.
Na verdade, as construções são para eliminar ou ultrapassar barreiras naturais, vejamos, sem uma ponte ou um barco como atravessaríamos um rio!?
Removamos as barreiras das nossas mentalidades e construamos um mundo onde possamos todos viver com o máximo de liberdade possível. Construamos pontes de entendimento e compreensão. Amanhã o deficiente pode ser o teu amigo mais próximo ou mesmo tu… não construamos mais barreiras de futuro e vamos todos trabalhar para eliminar as barreiras arquitetónicas do passado. Vamos lutar de mãos dadas para que, sejamos cada vez mais iguais na diferença!

Carlos Silva
Eleito pelo MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Atouguia

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