terça-feira, agosto 04, 2020

A pandemia na velhice

A pandemia mundial que todos nós estamos a vivenciar, veio reestruturar as nossas relações pessoais e sociais, tendo sido necessário a adoção de medidas de proteção à doença que impactaram diretamente o nosso quotidiano, levando a um distanciamento social.
O distanciamento social foi recomendado para toda população com o objetivo de evitar a disseminação da doença. Para os idosos um dos grupos de risco, foi e continua a ser necessário atenção redobrada.
A maioria dos idosos ficaram e continuam longe da família, longe dos filhos, dos netos.
A Pandemia, trouxe com ela, riscos de depressão, isolamento. As Instituições viram-se a braços com interrogações, apesar do trabalho social, ser mesmo isso, minimizar situações ao nível psicológico, evitar o isolamento, neste momento, tudo isso se agravou, por mais iniciativas que se tome, os idosos começam a ficar muito ansiosos, precisam de tocar fisicamente os seus filhos, os seus netos, os seus familiares, voltar às suas rotinas.
É frequente eles nos dizerem que já passaram por muito e que ganharam as lutas, mas neste momento esta luta está a tornar-se mais complicada, eles estão mais vulneráveis e um simples beijo vale ouro! Esta batalha está a ser mais difícil de ultrapassar!
Há que agradecer a todos aqueles que estiveram e continuam a estar na linha da frente, aqueles que dão o melhor de si, em prol dos Idosos, que deixaram as suas famílias para “trás” para se dedicarem de corpo e alma aos nossos idosos!

Ana Ferreira
Membro do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...