segunda-feira, outubro 14, 2013

Malala, um exemplo de coragem!


Malala Yousafzai, nasceu em Mingora, uma localidade no norte do Paquistão, situada no chamado Vale do Swat, a 12 de Julho de 1997. Aos 13 anos alcançou a notoriedade ao escrever um blog para a BBC sob o nome de Gul Makai, no qual defendia, entre outras coisas, o direito à educação das crianças no Paquistão.
Para quem não sabe, em países como o Paquistão, o Afeganistão ou o Sudão, por exemplo, as escolas são bastante diferentes daquelas a que estamos habituados a ver no chamado mundo civilizado, especialmente se estiverem situadas em zonas controladas por ´talibãs´.  Nestas zonas, as verdadeiras escolas são arrasadas à bomba e substituídas por umas coisas com o nome fantástico de ´Madrassas´. Aqui, o ensino das ciências, da matemática ou de qualquer outra coisa, é substituído pelo ensinamento do Corão na sua vertente mais radical. É aqui que começa a lavagem cerebral das crianças, onde se incute o ódio e o fanatismo religioso, perpetrados por uma bicharada que ainda vive na idade da pedra, e que tem como objectivo supremo combater os “infiéis”, implementar a “sharia” nestes países e conquistar o resto do mundo. Enfim, ao que chega o delírio destes imbecis!
Na tarde de 9 de Outubro do ano passado, Malala e mais um pequeno grupo de raparigas regressavam a casa numa pequena carrinha vindas da escola, quando subitamente foram atacadas por dois ´talibãs´. Malala, foi barbaramente atingida com uma bala na cabeça. Outras duas estudantes também foram feridas neste acto selvagem. Malala, em pior estado, foi evacuada de helicóptero para um hospital militar em Rawalpindi, onde foi operada.
O ataque foi condenado pela comunidade internacional, através de figuras tão díspares como, por exemplo: Asif Ali Zardari, presidente do Paquistão, Susan Rice, diplomata norte-americana, Desmond Tutu, Ban Ki-Moon, Barack Obama, Hillary Clinton, Laura Bush ou Madonna. Do presidente da Comissão Europeia, o nosso Barroso, não tenho conhecimento que tenha feito alguma referência ao caso…
A 15 de Outubro, Malala foi transferida para o hospital Queen Elizabeth em Birmingham, Inglaterra, para continuar a sua recuperação. Após quase 3 meses de internamento, Malala deixa finalmente o hospital a 4 de Janeiro deste ano.
No dia 12 de Julho, dia do seu 16º aniversário, Malala discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde é ovacionada de pé. No seu discurso volta a vincar os seus ideais de paz e a sua luta pela educação das raparigas. Torna-se um ícone para todos aqueles que querem ultrapassar a violência e a intolerância.
[…] “Vamos pegar nos nossos livros e canetas. Elas são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta, podem mudar o mundo. A educação é a única solução.” […]
Esta foi a sua primeira aparição pública depois do ataque.
A 3 de Setembro, inaugurou em Birmingham a maior biblioteca pública da Europa.
A 10 de Outubro, foi galardoada com o Prémio Sakharov atribuído pelo Parlamento Europeu.
Na mesma altura, foi nomeada para o Nobel da Paz, galardão que não viria a receber como se sabe, mas que ela achava ainda não merecer, pois ainda não tinha feito o suficiente.

Na passada sexta-feira, dia 11, foi recebida por Barack Obama na Casa Branca. Antes do
fim do ano será recebida por Isabel II, rainha de Inglaterra.


Alguns prémios e honrarias:
- Prémio Nacional da Paz da Juventude (2011)
- Prémio Sitara e Shujjat – Prémio Coragem, terceira maior distinção no Paquistão (2012)
- Revista Foreign Policy – Lista Top 100 para pensadores globais (2012)
- Revista Time – Lista das pessoas mais influentes (2012)
- Prémio Madre Teresa para a Justiça Social (2012)
- Prémio Romano pela Paz e Acção Humanitária (2012)
- Prémio Simone de Beauvoir (2013)
- Prémio Fred e Anne Jarvis da União Nacional dos Professores do Reino Unido (2013)
- Prémio Internacional da Catalunya (2013)
- Prémio Anna Politkovskaya (2013)


Autobiografia publicada em Outubro 2013
Penso que não ficaria nada mal ao Presidente da República, pessoa que gosta tanto de condecorar os “amigos”, convidar esta criança a vir ao nosso país, aproveitando até o facto de estarmos em tempo de escola, e dá-la a conhecer às nossas crianças, levando-a a visitar uma escola ou uma instituição de apoio a crianças. Esta história recorda-me o ano de 2005, quando Jorge Sampaio era Presidente da República, e aproveitou a vinda a Portugal da banda irlandesa U2 para os condecorar, nomeadamente o seu líder e vocalista, Bono, com a Ordem da Liberdade, pelas suas acções humanitárias em todo o mundo. O problema é que Cavaco não é Sampaio, e na sua imensa cobardia prefere não se meter nestas coisas, talvez por temer represálias dos fundamentalistas islâmicos…


A.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...