quinta-feira, outubro 03, 2013

Ideias e propostas

O texto que se segue foi publicado na Edição de 30 de Agosto de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Ideias e propostas
A partir do momento em que aceitei ser o candidato do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor à Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, decidi que iria falar a verdade, e somente a verdade, aos munícipes da nossa freguesia. Como se isso não bastasse, impus-me também apresentar a todos vós as ideias e as propostas que me acompanharão nesta cruzada até às eleições autárquicas do próximo dia 29 de Setembro.
Deixo-vos hoje as ideias e as propostas que apresentei até agora para a nossa freguesia. A primeira ideia prende-se com o facto de que acredito piamente que construir um futuro melhor para todos passa também por respeitar as pessoas, quer sejam elas os munícipes ou os colaboradores da junta de freguesia. E disse que todos irão merecer da minha parte a mesma atenção, e com eles irei manter uma relação estreita, cordial e útil para a nossa terra. A aposta nas pessoas é, por isso, um objectivo central da minha candidatura, já que continuo a achar que sem o conhecimento, o envolvimento e a motivação das pessoas jamais será possível construir um futuro mais digno e solidário para todos.
A segunda ideia tem a ver com valores. Assim, por exemplo, dois dos valores éticos que defendo são a humildade e a honestidade. Quem me conhece, sabe bem do que falo! Não gosto de me evidenciar, não gosto de tolices e respeito quem me respeita. Por essa razão, quando aceitei candidatar-me pelo MOVE à Assembleia de Freguesia da minha terra, uma das condições que me impus foi nunca perder de vista estes valores, sendo que esta é uma garantia que dou a todos os munícipes. Se até hoje me mantive fiel a estes princípios, não seria agora que iria encontrar razões para mudar! Deste modo, espero receber de todos vós um voto de confiança, e tudo farei para estar à altura de o retribuir.
Finalmente, a terceira ideia até agora apresentada diz respeito a um dos ensinamentos de Gary Hamel, autor norte-americano e um dos “gurus” da gestão moderna, o qual afirma que são fundamentalmente seis as capacidades humanas que contribuem para o sucesso competitivo e para a criação de valor nas organizações, e que essas capacidades podem ser ordenadas hierarquicamente: na base está a obediência (a que atribui uma percentagem de 0%), depois a diligência (5%), o conhecimento ou o intelecto (15%), a iniciativa (20%), a criatividade (25%) e, finalmente no topo, a paixão (35%). Ora, como uma grande percentagem das organizações actuais apenas considera as três primeiras capacidades, significa isto que apenas 20% do potencial humano é aproveitado para criar valor!
Já no campo das propostas que tenho para a freguesia, falei-vos até agora que, se for eleito: 1) comprometo-me a criar as condições necessárias para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (Norma NP EN ISO 9001:2008), que garanta que haja não só um controlo eficaz dos indicadores económicos e financeiros da junta, como ainda uma gestão eficiente nas áreas do planeamento, controlo, gestão de recursos materiais e humanos e ainda no plano da melhoria contínua; 2) farei uma aposta forte nas novas tecnologias, com o objectivo de as pôr verdadeiramente ao serviço das pessoas, seja na gestão corrente da junta, seja no planeamento e no controlo das tarefas, seja ainda na simplificação dos processos e procedimentos ou no relacionamento com os cidadãos, o que faz com que, por exemplo, o Portal da Junta na Internet passe a ser muito mais apelativo, com novos e melhores conteúdos, para além de útil, intuitivo e prático; 3) irei valorizar a proximidade e o respeito pelas pessoas; e 4) pugnarei pela dignificação e valorização do trabalho dos funcionários. Estes são, portanto, meros exemplos de ideias e propostas que tenho para a freguesia, pois que outras surgirão oportunamente. Por ora, resta-me desejar ao “Notícias de Ourém” boas férias".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...