segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Boas efemérides

O texto que se segue foi publicado na Edição de 31 de Janeiro de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Boas efemérides
Permitam-me que comece hoje por felicitar a minha estimada amiga Dra. Ana Pio Abreu pelas funções que passou a desempenhar a partir do início do corrente ano, mais concretamente a coordenação da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Centro de Saúde de Ourém, a quem desejo desde já os melhores êxitos no exercício deste novo cargo. 
Seguidamente, importa esclarecer aqui um dos temas que está na agenda política local, e que tem a ver com a preparação do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, em 2017. Sobre este assunto, o “Notícias de Ourém”, na edição da semana passada, dava-nos conta de que a Câmara Municipal havia aprovado por unanimidade, na reunião de Câmara do passado dia 21 de Janeiro, a criação de uma comissão de acompanhamento das comemorações. Informava ainda que no período de antes da ordem do dia da referida reunião, os vereadores da Coligação PSD/CDS, e passo a citar, “manifestaram alguma preocupação com o tempo a passar e ainda nada estar definido para as comemorações do Centenário das Aparições, questionando o executivo sobre as principais estratégias sobre esta temática, bem como os timings de planeamento das mesmas”.
De modo a contextualizar devidamente este assunto, sublinhe-se que o MOVE e o vereador Vítor Frazão já haviam apresentado na reunião de Câmara de 5 de Novembro último (ver Acta nº 24, de 5-11-2013, página 4) uma proposta que visava precisamente a criação de um Gabinete Técnico-Institucional (Comissão), que preparasse, programasse e calendarizasse todas as actividades a realizar no âmbito deste acontecimento, que se reveste de especial importância para a afirmação e internacionalização do nosso concelho.
Ora, ao jeito de colocar também os “pontos nos iii”, a verdade é que na reunião da passada terça-feira, 21 de Janeiro, o MOVE “voltou à carga”, tendo apresentado uma recomendação no sentido de a Câmara Municipal desencadear o quanto antes a abertura deste processo, isto porque não só as comemorações têm o seu início com a Aparição do Anjo (Aljustrel, Lugar do Cabeço, 1916), como também importa ter presente que a repercussão das actividades e obras levadas a cabo irão ter um impacto concelhio, nacional e internacional enormes, e ainda porque o tempo corre veloz e urge que se deite mãos à obra!
Também nessa reunião, e após a apresentação desta recomendação feita pelo MOVE, abriu-se um período de debate aberto e participativo, onde todos os senhores vereadores puderam expor os seus pontos de vista sobre a matéria em discussão. Foi neste momento que a Coligação interveio, secundando a recomendação apresentada pelo MOVE e manifestando também a sua preocupação em relação ao atraso na constituição da dita Comissão e ao início da preparação dos trabalhos evocativos da efeméride. Tal como foi noticiado, a Câmara aprovou por unanimidade a proposta de constituição da Comissão de acompanhamento das comemorações a ter lugar em 2017, a qual já vinha sendo anunciada pelo presidente da câmara. Para tal, o MOVE contribuiu ao apresentar ideias e propostas fundamentadas com vista à criação deste grupo de trabalho e à preparação do calendário de actividades. Acontece que ao lermos o texto publicado no “Notícias de Ourém” poderíamos ser levados a pensar que foi a Coligação PSD/CDS a despoletar todo este processo, mas afinal não foi. Na senda do que foi uma das suas promessas eleitorais, o MOVE congratula-se pelo facto de os seus apelos nesta matéria terem sido escutados tanto pelo PS, como pela Coligação, e de se ter dado um passo em frente na valorização do nosso património e na afirmação nacional e externa do concelho de Ourém".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...