domingo, junho 23, 2013

Por um futuro melhor

O texto que se segue foi publicado na Edição de 21 de Junho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Por um futuro melhor
Nos textos anteriores, falei-vos sobre a perspectiva política da candidatura do Dr. Vítor Frazão à Câmara Municipal de Ourém, tocando nos seus objectivos, na sua missão e na visão de futuro que antevê para o nosso concelho. E disse-vos que o MOVE e o Dr. Frazão estão fortemente empenhados em trabalhar em prol do concelho de Ourém, de forma séria, humana e próximo das pessoas.
Mas, em que consiste afinal esta candidatura da CIDADANIA e INDEPENDENTE, e quais são as premissas ou o projecto político com que se apresentará aos oureenses nas próximas eleições autárquicas?
A única promessa é trabalhar! O MOVE vai providenciar por um levantamento dos problemas e carências sentidos pelas populações, informação que servirá de base à elaboração do programa eleitoral do Movimento. Seguir-se-á o estabelecimento de objectivos e critérios de intervenção concelhia, que passarão, em grande medida, pela celebração de protocolos com as Juntas de Freguesia, enquanto parceiros estratégicos de cooperação, seja ao nível da limpeza de bermas e valetas, por exemplo, seja ao nível da conservação e manutenção do parque escolar ou a gestão de maquinaria, espaços verdes, desportivos, etc.
Para o efeito, o Dr. Frazão propõe-se nomear um Vereador com o pelouro específico para acompanhar a dinâmica das freguesias do “norte do concelho”, procurando minimizar a sua interioridade e acelerar o seu desenvolvimento, mas também para apoiar as 18 Juntas de Freguesia, através do estabelecimento de protocolos de delegação de competências, e ainda para apoiar o tecido empresarial e a solidariedade social.
O Dr. Frazão defende que, delegando competências nas Juntas de Freguesia, é possível reduzir ou extinguir o peso financeiro que as Empresas Municipais acarretam para o erário municipal. De forma a estimular o desenvolvimento da economia local e o bem-estar dos oureenses, o Dr. Frazão propõe-se também, nomeadamente: acelerar a entrada em vigor de um novo PDM; agilizar ainda mais – com o apoio dos funcionários da autarquia – os serviços da Câmara; reanalisar os regulamentos das taxas e licenças com vista à sua redução; reduzir a Derrama; rever os critérios das reavaliações do IMI; e optimizar as parcerias com a ACISO, NERSANT e ESCOLAS públicas e privadas, procurando estabelecer projectos que visem atender à crise que se abate sobre o sector empresarial.
Do ponto de vista social e cultural, é importante sublinhar que o Dr. Vítor Frazão irá dar a máxima atenção à acção social, com apoio às famílias mais debilitadas, às crianças e aos idosos. A abertura de “lojas solidárias” é outro eixo prioritário preconizado pelo MOVE e pelo Dr. Vítor Frazão, a que se soma o apoio que será dado ao associativismo – nas suas mais diversificadas modalidades – e, ainda, às Corporações e Secções dos Bombeiros do Concelho de Ourém.
À Educação, “ a menina dos seus olhos”, nos seus diversos gaus de ensino, será dado carinho e apoio especial, e bem assim aos serviços de apoio à família.
Por outro lado, sendo o turismo religioso um produto estratégico nacional e um dos pilares centrais para o desenvolvimento do concelho de Ourém, o Dr. Vítor Frazão defende uma maior integração do turismo religioso de Fátima com todo o património histórico, arquitectónico, natural, cultural e gastronómico que o concelho de Ourém tem para oferecer a quem nos visita, tornando, por exemplo, mais forte o intercâmbio entre Fátima e Ourém, com a introdução de transportes pendulares. Aproveitar-se-á o centenário das Aparições de Fátima (em 2017), para divulgar internacionalmente Ourém e provar ao Governo Central que Fátima e o Concelho de Ourém merecem mais atenção e maior investimento estatais. 
Nesta linha, destaca-se a importância do relacionamento institucional com a igreja, as paróquias e o Santuário, no sentido de estabelecer uma plataforma de diálogo e respeito mútuos, e nunca de litígio.
Defende-se, ainda, a cooperação com os municípios e comunidades intermunicipais vizinhas, por forma a optimizar os recursos e os meios que existem entre si.
Por fim, o Dr. Frazão apostará nas candidaturas a fundos comunitários para obter apoios financeiros que viabilizem a conclusão de obras e início de outras, e que contribuam para o desenvolvimento integrado e infraestrutural do nosso Concelho.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...