sexta-feira, maio 17, 2013

Das razões de uma coluna

O texto que se segue foi publicado na Edição de 17 de Maio de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui o ponto de partida para outros textos que, oportunamente, irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Das razões de uma coluna
Há cerca de vinte anos atrás tive oportunidade de escrever alguns textos para este Jornal, através dos quais pude discorrer sobre variados assuntos da vida do nosso concelho, quer fossem eles de cariz social, cultural, económico e também de natureza política. 
Nesse tempo, enquanto jovem oureense preocupado com a sua terra, procurei formular as minhas opiniões, de forma construtiva e descomprometida, sempre na esperança de poder contribuir com algo que fosse para o bem-estar do concelho de Ourém e das suas gentes.
Tanto ontem como hoje, não posso deixar, por isso, de formular aqui o meu agradecimento ao Prof. Vítor Cordeiro, director do Jornal, pela oportunidade que me deu no passado e que agora me volta a dar, para partilhar aqui os meus pontos de vista, mais uma vez de forma construtiva, descomprometida e independente, numa altura particularmente sensível para o país e para o nosso concelho.
Como sabemos, a actual conjuntura económica, social e política que o país atravessa é de uma enorme incerteza. E Ourém não é excepção. É, por isso, que este é também um tempo para todos assumirem a sua responsabilidade e exercer o seu dever de cidadania, participando activamente no debate público com as suas ideias, para a construção de um país e, no nosso caso, de um concelho de Ourém melhores.
Pela minha parte, entendo que não posso nem devo fugir a essa responsabilidade, desde logo porque este não é o momento para nos colocarmos de fora. Se todos contribuirmos, ainda que com a mais pequena dádiva que seja em prol do crescimento e do desenvolvimento do nosso concelho, tal representa certamente uma mais-valia poderosa que não nos podemos dar ao luxo de, neste momento, desperdiçar. É como se estivéssemos a viver agora a euforia dos campeonatos de futebol, como o já longínquo Euro 2004, e estivéssemos todos convocados para esta difícil tarefa que temos pela frente, e que consiste em construir um futuro melhor para todos.
É neste contexto que surge a chamada “Coluna do Meio”, um espaço de reflexão onde procurarei dar os meus modestos contributos para o desenvolvimento da minha e da nossa terra. E é com um forte sentido de humildade que o farei, mas também de respeito em relação às opiniões que não sejam coincidentes com as minhas.
Espero, da mesma sorte, ver da parte dos demais concidadãos o mesmo sentido de missão e o espírito construtivo com que encarei este novo desafio. Há que saber, portanto, respeitar as diferenças, ouvir todos os pontos de vista e dignificar cada um na sua mais íntima singularidade. Tenho para mim que esta é também uma das essências da Democracia".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...