sábado, agosto 23, 2014

Meu querido Agosto

O texto que se segue foi publicado na Edição de 15 de Agosto de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Meu querido Agosto
Deixemos de lado por instantes a política, e embrenhemo-nos neste nosso querido mês de Agosto, um mês que me é particularmente caro, ou não tivesse nascido a 12 e ser o mês de férias por excelência, pelo menos para aqueles que ainda se podem dar ao luxo de as gozar.
Num registo um pouco diferente do habitual, e sem qualquer pretensão ou falta de modéstia, quero partilhar hoje convosco a minha incursão de há uns dias a terras de Hammamet, uma estância turística tunisina, situada na costa, a meio caminho entre Tunis (a capital) e Sousse. Tratou-se, na verdade, de um regresso, pois já havia estado na Tunísia há oito anos, embora na região de Nabeul, a estância turística a norte de Hammamet. Ficou, por isso, o desejo de conhecer esta região, o que acabou afinal por acontecer este ano.
Para quem gosta de praia (como é o meu caso), a região envolvente de Hammamet oferece algumas das melhores praias da Tunísia. E mesmo apesar de ser a zona balnear mais procurada, Hammamet continua a preservar o seu aspecto intemporal, não só devido à boa conservação da sua medina, situada junto à baía, mas também pelo facto de a maioria dos hotéis terem sido instalados à beira-mar, embora afastados do centro histórico.
O turista reconhece facilmente que existem duas zonas turísticas principais em Hammamet: uma, a mais antiga, no norte, entre Hammamet e Nabeul, com uma grande quantidade de hotéis, restaurantes, bares, é a zona mais movimentada; a outra, a mais recente, no sul, que recebeu o nome de Yasmine Hammamet, é onde se encontra a maioria dos hotéis de quatro e cinco estrelas e está localizada a maior marina tunisina.
Quanto há oferta hoteleira propriamente dita, não digo que não existem bons hotéis com óptimas condições e uma excelente relação preço-qualidade, mas há que deixar um alerta em relação ao facto de um hotel de cinco estrelas (tomando por base os padrões europeus, ou se quisermos ocidentais) poder muito facilmente baixar para quatro estrelas. O Hotel Vincci Taj Sultan, em Hammamet, é disso exemplo, ainda que predomine o conforto e se sintam os pormenores arquitectónicos do edifício, como que a fazer jus a uma ostentação rica das arábias. Quanto aos quartos, são bem arejados, amplos e com uma decoração satisfatória, prática e funcional. Limpeza diária organizada, com reposição frequente de toalhas e produtos de higiene pessoal na casa de banho. A "privada", foi posta numa divisão à parte, o que apreciei particularmente. O facto de este hotel se encontrar na primeira linha da praia, torna a rotina diária de veraneio muito mais facilitada para quem aqui se hospeda. Já a comida, aconselho vivamente o turista a optar pelo regime da meia pensão, pois assim consegue evitar o "cansaço" que advém do facto de o buffet se tornar algo repetitivo com o passar dos dias, o que se agrava quando se tem algumas restrições no paladar ou não se aprecia de todo cominhos! A vantagem, é que o hotel encontra-se a uma curta distância de bares, restaurantes e de uma diversidade de opções gastronómicas, para além dos locais de maior interesse da zona. Outra característica positiva, é que um casal consegue fazer uma refeição média por apenas 10 euros, isto porque 1 euro ronda cerca de 2,291 dinares (a moeda nacional tunisina). Já em relação aos locais de maior interesse, é obrigatória uma visita à medina, com as suas ruas estreitas e coloridas, onde aí pode encontrar tudo o que possa imaginar de artesanato e produtos locais, para além de incontáveis restaurantes e animação para todos os gostos e idades.
Por que razão opto por passar oito dias por ano no estrangeiro? Porque, infelizmente, não consigo usufruir de tudo o que me oferecem lá fora pelo mesmo preço se fizer férias em Portugal".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...