segunda-feira, setembro 01, 2014

Pausa para café

O texto que se segue foi publicado na Edição de 29 de Agosto de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Pausa para café
Final de Agosto significa férias no “Notícias de Ourém”, razão pela qual hoje as minhas primeiras palavras de estímulo e gratidão vão para todos os profissionais que ali trabalham, os quais, zelosa e afincadamente, nos fazem chegar, semana após semana, as notícias do nosso querido concelho. Desejar, por isso, a todos eles votos de boas férias e de um regresso ao trabalho com energias renovadas.
As segunda e terceira palavras, vão para duas pessoas que já vai tempo de as elogiar nesta “Coluna do Meio” (lembram-se do que disse na semana passada sobre os Votos de Louvor e de Reconhecimento e o que significavam para mim?), e ambas merecem que aqui lhes faça uma breve e singela homenagem. Esta referência, não é mais do que o reconhecimento e o agradecimento público pela forma como estas duas pessoas se cruzaram, cada uma à sua maneira, na minha vida, e, o que é mais importante, pela forma como acreditaram em mim e me respeitaram, e por tudo aquilo que me têm transmitido e ensinado, quer em termos políticos, quer em termos humanos e sociais.
A primeira dessas pessoas – parece óbvio – é o Dr. Vítor Frazão. Homem de valores e ideais, “bisbilhotou” o meu Blog, não desdenhou e viu em mim um “guerreiro das letras” (a generosidade é dele), e também um aliado para a sua “Cruzada”! Enquanto uns bisbilhotavam o Blog por carolice e sacanice, havia outros que o liam proactivamente! E o resultado foi aquele que todos sabem, uma “aliança” de entendimento e respeito mútuo, de uma certa cumplicidade, regada com uma boa dose de amizade e de bom trato em relação à personalidade da outra parte. É o puro respeito pela diferença e individualidade de cada um. A ele estou grato pela oportunidade que me foi dada de poder contribuir com o meu modesto empenho e trabalho para as grandes causas da nossa freguesia, mas também de o acompanhar num pedaço importante do seu percurso de vida e da sua história política, um percurso que ainda terá certamente muito caminho pela frente, pois ele ainda tem muito para dar à nossa terra, assim as gerações presentes e vindouras o saibam reconhecer.
A segunda pessoa é o Sr. José Vieira, actual presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, pessoa que também prezo e de quem tenho memória desde a infância, não só por ter sido um conhecido e competente farmacêutico da nossa praça, mas também por nos termos cruzado há uns anos na política. É curioso que, apesar de há cerca de um ano ter sido eleito para a Assembleia de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade pelo MOVE, e posteriormente eleito para Secretário da Junta, ainda assim para muitos teria sido expectável que o entendimento assumido pelo MOVE e pelo PS na Junta de Freguesia não fosse à partida funcionar, porventura por causa de alegadas divergências ideológicas ou programáticas, um pouco à semelhança do que se passava – também alegadamente – na Câmara Municipal. Mas, a verdade é que foi precisamente o contrário que aconteceu. E as coisas funcionaram (ou se quiserem, estão a funcionar), não por qualquer acordo pré-escrito ou qualquer outra imposição formal, mas simplesmente porque era assim que tinha que acontecer. Também aqui impera o puro respeito pela diferença e individualidade de cada um. Assim o exige o respeito não só pelas pessoas em si, mas também pelas instituições a quem prestam o seu serviço público. E porque isto, estimados leitores, também é afinal defender e exercer um verdadeiro serviço em benefício da Causa Pública!
Por agora, é tempo de deixar o “Notícias de Ourém” ir de férias descansado, renovar os votos para quem ainda não as gozou e, enquanto isso, façamos nós uma pequena pausa para café. Até já".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...