Desde que Welch se aposentou das suas funções de Presidente do Conselho de Administração e de Presidente Executivo da GE, em 2001, tem viajado por todo o mundo e participado em conferências como orador, onde é questionado sobre uma variedade de tópicos. Inspirado pela vontade destas audiências, de quase 250 mil pessoas, em ouvir os seus conselhos, decidiu escrever este livro, que pretende ser uma bíblia sobre o mundo dos negócios para as gerações vindouras. Este texto dá respostas claras às questões mais difíceis que enfrentamos, quer no trabalho quer na vida pessoal.
O objectivo de Welch é falar aos diferentes níveis da organização, para empresas grandes ou pequenas, colaboradores da linha da frente, detentores de MBA, gestores de projecto e executivos seniores, entre outros profissionais. Com este livro pretende ajudar todos os que têm uma paixão pelo sucesso.
Welch inicia Vencer com uma secção introdutória denominada «O que está por detrás», onde descreve a sua filosofia de negócio. Nesta parte do livro desenvolve a importância dos valores, da fraqueza, da diferenciação e da voz e dignidade para todos. A parte central de Vencer dedica-se ao que é importante no mundo do trabalho e está dividida em três partes. A primeira aborda o interior da empresa, desde a liderança até ao recrutamento de vencedores. A segunda descreve o exterior e a concorrência. A parte seguinte deste livro é sobre a gestão da carreira: desde encontrar o emprego certo até conseguir um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e o trabalho.
Os seus pontos de vista optimistas, onde «não existem desculpas» porque «as coisas têm de ser feitas», são contagiantes. Preenchido com relatos de experiências pessoais e escrito no seu estilo distinto, Vencer é um livro que transmite novos conhecimentos, pensamentos originais e soluções para algumas questões práticas e, por isso, mudará a forma como encara a sua vida.
Na sua edição portuguesa, o livro conta com um Prefácio de Belmiro de Azevedo:
"[...] Este livro passa igualmente a pente fino questões fundamentais para a gestão das empresas, numa linguagem directa, simples, e apela permanentemente que se passe de ideias gerais a decisões de gestão e sobretudo que a sua execução seja rigorosa. Sugere que através dos «cinco slides» que o mercado seja identificado, que os concorrentes sejam continuamente estudados, que a equipa seja constantemente renovada e que os objectivos sejam sistematicamente ambiciosos e cumpridos. Só assim se conseguirá manter um clima desafiante, que conduzirá à excelência dos resultados.
O livro Winning [...] aborda fundamentalmente duas questões - a estratégia num mundo cada vez mais diversificado e global e o desenvolvimento de carreiras para os seus principais gestores.
Porque estou especialmente sintonizado com estas duas mensagens, é-me particularmente gratificante recomendar uma leitura atenta desta obra aos profissionais de Gestão do mundo de língua portuguesa, sendo que a sua leitura também poderá ser extremamente útil e educativa para a classe política em geral.
É um livro de fácil leitura, com uma linguagem muito directa e que vale a pena ler, reler e estudar [...]".
Sem comentários:
Enviar um comentário