segunda-feira, setembro 13, 2021

HiroChina Stone


Não consigo evitar o recurso a um neologismo aglutinador da tragédia humana, conjugado com a adopção do termo “stone” tão em voga (como se Fátima também fizesse parte da Commonwealth), para titular o meu (nosso) descontentamento.
Olho para o título que impera sobre estas palavras e atrevo-me a dizer que não encontro toponímia mais assertiva para designar o local da desgraça.
Como em Hiroshima, temos cratera, Oriente e pó. Aqui, porque a história não se repete, é o dinheiro, em vez do urânio, que sulca as entranhas da terra. É o Oriente que nos visita, em mandarim, ao invés do Enola Gay ocidental. É o pó que nos vai cobrindo em vez das cinzas que, ali, sobraram.
Deixo aos leitores a imagem da HiroChina que outros não vêem, tapados, talvez, pelo deslumbramento do apocalipse ou, diria, pela ignorância desse deslumbramento que impede o reconhecimento deste desastre ambiental.
Ao contrário de outros, onde o município de Boticas pontua, os nossos representantes autárquicos prescindem da legítima defesa dos seus e da terra que deveria pertencer-lhes.
Ouvi, em assembleia de freguesia, a defesa (que considero inteiramente legítima) das empresas para benefício da economia local, não ouvi, com a mesma veemência, a defesa da história, da vida e do ser.
Constatei, ao invés, que desde uma visão redutora, atribuindo dores de parto a um monstro já parido, até à afirmação de uma quase inexistência de agravo, também irrompeu a voz de alguém dizendo que não se pode ter sol na eira e chuva no nabal (como se esse não fosse o natural desejo da nossa ruralidade. Enfim!).
Ao contrário, registo com agrado (e sem qualquer incómodo porque nunca fui, nem sou, filiado em partido ou movimento político) o interesse que o MOVE demonstrou ao eleger o tema como prioritário, na sua agenda política, permitindo-me olhar para o espectro político e lamentar a quase ausência de outros.
Resta-me desejar que não deixemos para a Nova Zelândia o ónus da defesa ambiental porque, ao ritmo da perfuração, serão os nossos antípodas a ficar reféns da nossa passividade.

Horácio Castanheira

Nota: o autor deste texto salvaguarda a sua isenção de cidadão independente, que não está nas fileiras do MOVE, mas que comunga da mesma causa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...