quarta-feira, setembro 08, 2021

A Fixação de Jovens e o Problema das Telecomunicações

A pandemia veio acelerar um processo que já estava em curso há alguns anos, mas que agora se intensificou de forma extraordinária – o trabalho em casa. Há muito trabalho que pode ser feito em casa com vantagens quer para empregadores, quer para trabalhadores. Há certos tipos de empreendedorismo que, para ser exercido, não necessita de mais do que um computador e uma ligação à Internet.
Mas em muitos lugares do concelho de Ourém tal não é possível porque para o ser há uma condição necessária e obrigatória: a existência de bons acessos às redes móveis e Internet. Não é possível manter e/ou atrair jovens para o concelho, nomeadamente jovens qualificados para as aldeias, sem que nestas exista acesso de Banda Larga de qualidade equivalente à que existe nas cidades. Como podem os jovens fazer trabalho a partir de casa sem um acesso “capaz” às redes de telecomunicações? Como podem os negócios (pequenos e grandes) nascer e desenvolver-se num território onde as telecomunicações são equivalentes às de um país subdesenvolvido? Mas não é só para o trabalho que são necessárias as telecomunicações – o acesso às redes digitais e de telecomunicação passou a fazer parte da vidas das pessoas: não ter acesso fácil à Internet e às telecomunicações móveis é como estar desligado do mundo e os jovens (e menos jovens também) não querem estar desligados do mundo.
Urge dotar todo o território do concelho de infraestruturas de telecomunicações, nomeadamente de fibra ótica em todas as aldeias. Claro que tais infraestruturas são executadas por entidades privadas, fora do âmbito de atuação dos poderes autárquicos. Mas os poderes autárquicos podem desempenhar um papel importante no diálogo com os operadores privados, eventualmente com negociação de contrapartidas que criem maior incentivo ao desenvolvimento das infraestruturas necessárias.
Obviamente, que as telecomunicações não são a solução para o problema da demografia na maior parte do nosso concelho. Mas é um dos fatores imprescindíveis para tal… ou seja, a qualidade das telecomunicações não é condição suficiente, mas é sem dúvida condição necessária.

Paulo Nunes
Apoiante de Ourém, apoiante dos Oureenses, apoiante do MOVE.
Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...