domingo, setembro 12, 2021

A hora da candidata

Há quem considere que falta uma estratégia integrada para o concelho. O que é que está a falhar?

Obviamente que falta uma estratégia integrada para o concelho. As obras e ações que se têm verificado são feitas de forma aleatória sem uma direção convergente a um objetivo de desenvolvimento.
Só respeitando o património ambiental, arqueológico, cultural, poderemos ter uma identidade, e é através dessa identidade que encontraremos a força e o estímulo para agir e investir na agricultura, através da regeneração dos solos, na floresta, através da incrementação da biodiversidade, no turismo, através da notoriedade, nas pessoas, respeitando a sua identidade, dando resposta às suas necessidades e pondo em acção o seu potencial. Naturalmente todos estes eixos terão de ser integrados.
As obras são feitas para serem vistas, e têm destruído património arqueológico, ambiental e cultural, tornando-nos muito mais pobres.
Observamos desinvestimento e abandono da floresta e da agricultura.
O PDM e os planos de urbanização servem interesses pessoais e deixam a população perdida e sem possibilidades.
Ourém não tem uma rede de expressos ou ligações viárias decentes, não é destino, não está no mapa.
As infraestruturas são feitas por pressão política e depois abandonadas, ou muito pouco dinamizadas, como é exemplo o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal do Caneiro, entre muitos outros.
As áreas industriais parecem fora de sítio, devido às acessibilidades e localização, ou incompletas. Os empreendedores não têm nenhum suporte de rede de parcerias ou de objetivos concertados.
É fundamental apostar na inovação e na sustentabilidade ambiental, social e económica, através da criação de oportunidades simbióticas, que beneficiem tudo e todos.
Implementar a economia circular, pela obtenção de múltiplos benefícios de uma ação ou oportunidade, a biodiversidade e a gestão sustentável da floresta e da agricultura, podem e devem estar associadas à recuperação de vivências sociais e culturais, bem como a criação de produtos turísticos, nomeadamente pela oferta de experiências, e à comercialização e escoamento de produção local específica e demarcada.

Anabela Pereira
Candidata à Câmara Municipal de Ourém

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...