quinta-feira, março 04, 2021
O MOVE valoriza os idosos e a sua simbologia
À beira da estrada passou uma vizinha que me descreveu as dificuldades com que se está a deparar, e bem assim a sua família!
O relógio avançava no tempo, mas eu parei para escutar as suas histórias e memórias e, ao despedir-se, afirmou: “Ai que saudades do passado, ai que medo do presente e das privações causadas por esta Pandemia e ai que angústia do futuro”. Encorajei-a, dizendo: “Cada idoso encerra, em si mesmo, uma singularidade específica que, invisível aos nossos olhos, mas percetível à nossa sensibilidade, merece ser respeitada”. Provei-lhe, também, que são dignas de mérito as lições de tenacidade, as provas de coragem perante as doenças, as tristezas e solidão, e ainda os ensinamentos que nos dão sobre a vida.
Lá nos separámos e, tocada no íntimo pelo reconhecimento das suas obras, dedico esta modesta reflexão aos IDOSOS do nosso Concelho, em particular aos da Freguesia da Atouguia.
Vergo-me à sua experiência, à sua força e forma de lutar, inclino-me ainda perante a sua capacidade de não se resignarem perante as dificuldades e interiorizo a sua sentimentalidade e religiosidade.
Em simultâneo, cada idoso encerra, em si mesmo, uma singularidade específica que, invisível aos nossos olhos, mas percetível à nossa sensibilidade, merece ser respeitada, como são também dignas de mérito as lições de tenacidade, de coragem perante as doenças, tristezas e solidão, e ainda os ensinamentos sobre a vida.
O MOVE – Movimento Independente dará voz às palavras dos Idosos e à simbologia dos seus sorrisos, dignificará o seu passado, valorizará as suas vitórias, ajudá-los-á nos seus sofrimentos e contribuirá para que, mental e psicologicamente, não se deixem abater!
Orlanda Sá
Apoiante do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Atouguia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Custom Search
Sem comentários:
Enviar um comentário