quarta-feira, março 31, 2021

Atouguia, uma freguesia dormitório?


A freguesia de Atouguia tem vivido desde sempre “entalada” entre Ourém e Fátima. Pode parecer um lamento ou uma crítica, mas na realidade não o é.
A sua posição geográfica é na verdade uma mais valia, pois está junto aos dois principais centros urbanos do nosso concelho. No entanto, ano após ano, a freguesia tem perdido população e o seu núcleo empresarial tem vindo a perder cada vez mais a sua expressão.
A crise económica de 2008 foi mais um duro golpe na economia local e nacional, provocando o encerramento de empresas e consecutivamente a emigração significativa de famílias na freguesia e em todo o concelho. Neste momento, penso que não deverá haver numa dezena de empresas com mais de 10 colaboradores, na freguesia de Atouguia.
Como todos sabemos o futuro prepara-se com antecedência, e para podermos colher temos de semear. Por isso, cabe-nos perguntar o porquê de não existirem mais empresas a beneficiar da localização estratégica da nossa freguesia? Há muitos anos atrás, seguramente mais de 15, houve um esboço para a criação de uma zona industrial, relativamente perto ao atual nó do IC 9, na localidade do Escandarão. Não sabemos porquê, mas este projeto nunca avançou. Em qual gaveta (da junta ou da câmara) terá ficado (provavelmente debaixo de outros papéis) esse projeto…. É verdade que não podemos construir zonas industriais em todos as freguesias, mas na verdade, qual delas terá uma localização mais vantajosa?
É ainda mais incompreensível, se pensarmos que nos quarenta e seis anos de democracia, poucos foram os anos em que a cor partidária da junta de freguesia foi diferente da cor partidária da câmara municipal. Portanto, houve condições para poder levar este projeto a bom porto.
Tempo é dinheiro!! Como todos nós já ouvimos dizer desde tenra idade. E no mudo dos negócios, este “ditado” é ainda mais premente. Estar a cerca de trinta minutos de Leiria, é diferente de estar a uma hora, tal como estar a hora e meia de Lisboa é diferente de estar a duas horas….
Devemos e podemos criar condições, para que num futuro próximo a freguesia de Atouguia deixe de ser apenas um local de passagem, entre Ourém e Fátima. Mas um local onde as pessoas se dirijam, para trabalhar, fazer negócios, etc… ou em caso contrário, será cada vez mais, apenas uma freguesia dormitório das cidades de Fátima e Ourém.

Cláudio Clemente
Membro do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Atouguia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...