sexta-feira, março 12, 2021

Moinhos da Fazarga à procura de nova vida


Moinhos há muitos… E na Moita Redonda existem quatro à espera que alguém lhes dê uma nova vida!
O tempo vai passando e estes moinhos vão ficando irreconhecíveis, transformados em montes de pedras e despercebidos a quem passa por eles. Moinhos que teriam todo o gosto de existir, como antigamente, ou apenas serem lugar de visita ou simplesmente contadores da sua história a quem não teve, nem terá, a oportunidade e privilégio de os ver trabalhar.
Moinhos que correm o risco de fazer, apenas parte do imaginário de quem sonha. Moinhos que teimam em não desaparecer e que, num grito de desespero, vão pedindo dignidade para a sua existência e para a sua zona envolvente.
Pelo nosso país há trabalho feito, existem moinhos recuperados, mas há muitos a recuperar e os da Fazarga não são indiferentes. Há vidas vividas, entres os moinhos, que a história deve perpetuar no tempo. Histórias vulgares ou talvez contos de fadas a quererem renascer nos sonhos.
O site turismo.ourem.pt, do Município de Ourém, refere os moinhos da Fazarga como ponto de interesse e cita, ainda, que um deles (vidé foto acima) é propriedade do município e onde funcionou um núcleo do museu municipal.
Deixo a seguinte sugestão: Mais do que divulgar, importa que o Município recupere e dignifique o seu próprio património, assim como crie incentivos/apoios permitindo que os restantes proprietários zelem pelos moinhos ao lado, ajudando, assim, a recordar a história dos nossos antepassados.

Pedro Vieira
Presidente da Jota MOVE e Membro do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Fátima

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...