sexta-feira, fevereiro 26, 2021

A vida é feita de movimento!


Então aceitamos o desafio de estar ao lado do MOVE!
A Democracia em sociedade, o povo com poder, exige liberdade. E para que a liberdade exista, realmente, implica que haja conhecimento sobre quem somos, de onde vimos, onde estamos e para onde queremos ir. Parece uma frase feita, no entanto, assim é a responsabilidade!
Cresci no Estreito, na freguesia de Casal dos Bernardos. A pé, pela berma da estrada, fazíamos o percurso para o Casalinho! Naquele tempo era assim, íamos juntando pessoal ao grupo e chegávamos à escola!
Respiremos! Com mais facilidades do que os nossos pais, que emigraram, e com mais regalias que todas as gerações anteriores, já não trabalhamos a terra, de sol a sol. As condições de vida melhoraram, porque a nossa comunidade soube recriar-se! Sempre há mudanças e conquistas a fazer! O poder de cada um e do povo deve ser exercido todos os dias, já que vivemos em sociedade, um organismo vivo, com altos e baixos!
Achar-se capaz de superar o medo é, portanto, uma situação que conduz cada cidadão a tomar a sua capacidade de escolha. Clareza!
Finalmente, juntei-me a tantos outros jovens do Concelho que iniciavam um novo ciclo na, então, Vila Nova de Ourém. Eram os anos 80 quando nos levantávamos às 5 ou 6 h da manhã, mesmo no Inverno, para procurar conhecimento e, um dia, contribuir para a nossa terra!
Somos naturalmente gregários e viver implica conhecer os desafios e envolver-se na assembleia ou manteremos uma sociedade de vítimas e predadores. Nunca foi o bastante entregar o poder de cada um a uma hierarquia superior e esperar! Confiança!
A formação em História, Arqueologia, aconteceu nos anos 90. E sempre me importou saber quem somos e de que maneira podemos mudar e melhorar o dia a dia de cada um e da comunidade.
A ignorância do que somos abre caminho para o sofrimento e continuamos a ser autómatos! E sim, sem dúvida, para bem conduzir a nossa realidade é preciso eleger conscientemente, lembrando-nos de quem somos e do que nos importa gentilmente fazer, a todos e a cada um. Para mudar importa estar mais presente. Inclusão!
A vida acontece cada dia. E finalmente a existência de cada um vai ganhando mais amadurecimento. Atenção!
Como comunidade, estamos cá há muitos, muitos anos. Mesmo antes da História, até mesmo antes de Jesus Cristo vir à Terra! Mudamos! Cabe-nos ouvir os batimentos cardíacos, sentir e ser consciente da nossa realidade todos os dias, para poder apreciar e opinar assertivamente. E, sem culpa, eleger a conduta que mais vai ao encontro do que é a essência do povo, formado por todos e cada um. É preciso dar conta do que falta!
Que pensamos?! Que sentimos, agora que o poder de escolha é a oportunidade de superar o que antes não serviu!
Com tranquilidade! A vida é feita de movimento!
Por isto apoio o MOVE. Revejo-me na mudança!

Jaqueline Pereira
Apoiante do MOVE
Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...