sábado, março 06, 2021
História da nossa terra
Todos conhecemos a riqueza patrimonial do nosso Concelho e, em particular, da Freguesia de Nª Sª das Misericórdias onde, para além dos vestígios, se levanta, altaneiro, o Castelo de Ourém, o Paço do Conde, o Terreiro (miradouro de ímpar paisagem), a Colegiada e as pegadas dos Dinossáurios.
Por aqui veranearam e se fixaram vários povos, de entre os quais os Romanos e os Árabes, cujo legado patrimonial é visível, e bem assim as suas influências a todos os níveis.
Mas, pode julgar-se que, antes destas invasões, a nossa atual Freguesia estava virgem de povoamento humana, mas não é assim!
Há uns tempos, numa conversa com entendidos na matéria, percebi que estas paragens haviam sido habitadas há milhões de anos.
Por achar interessante, decidi trazer a público que numa habitação em ruínas, nas proximidades do Sobral, foi encontrado uma enxó (artefacto de pedra polida), (1) que se admite ser do Neolítico Médio (um dos períodos da Pré-História).
Apresenta-se em bom estado de polimento, verde por fora e escuro por dentro, com a face superior lascada, o gume é vivo e não “mordido” e não apresenta marcas de percussão.
(1) In, “OS ARTEFACTOS DE PEDRA POLIDA DO ALMONDA AO ZÊZERE”, de Júlio Manuel Pereira, 1999.
Aurélio Vieira
Apoiante do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Custom Search
Sem comentários:
Enviar um comentário