quarta-feira, março 24, 2021

O Cruzeiro do Pontão, em Matas


Dou hoje relevo a este cruzeiro, construído em 1963, que considero um património de grande simbologia religiosa para as gentes da nossa terra.
Desde os primórdios do mundo, o povo, simples e humilde, sempre seguiu a Deus, e, para manifestarem a sua religiosidade, construíram templos onde veneravam os Santos, recordavam os falecidos e faziam as suas orações.
De entre os templos de maior e menor dimensão, por norma edificados nos centros das aldeias, destacam-se as ermidas, capelas e igrejas para os encontros comunitários, e, ao longo dos caminhos agrícolas, erigiram pequenos oratórios, alminhas e cruzeiros.
Quando iam e regressavam do campo, porque se vivia do amanho da terra (agricultura) e do pastoreio dos rebanhos para matarem a fome à família, paravam os carros de bois ou de burro, tiravam os carapuços ou boinas e ajoelhavam-se diante do CRUZEIRO DO PONTÃO para rezarem um PATER-NOSTRE (Pai Nosso) pelas Alminhas dos seus entes-queridos.
Na atualidade, há ainda pessoas que junto deste CRUZEIRO DO PONTÃO depositam flores trazidas dos campos ou apanhadas nos seus jardins.
Pelo respeito que este CRUZEIRO nos merece, PROPONHO QUE A AUTARQUIA zele o espaço que o envolve e o mantenha digno.

Matilde Ferreira
Membro do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Matas e Cercal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...