segunda-feira, março 22, 2021

O MOVE e a emigração


O MOVE – Movimento Independente, de matriz cívica e humanista, não só pugna pela proximidade às populações, como homenageia os cidadãos Oureenses que se destacam na sociedade. Hoje, achei por bem dar relevo aos Emigrantes do nosso Concelho, sem esquecer Alburitel, que, desde a ditadura até à atualidade, se disseminaram, por conta e risco, pelos cinco cantos do mundo.
A história deve reconhecer aos emigrantes, de ontem e de hoje, o seu incontornável valor: pelo envio das divisas para seu país de origem, constituindo, assim, um dos pilares da economia nacional e local; porque se tornam um sustentáculo para o desenvolvimento e construção da nossa terra e um elo de ligação intercultural e geracional, e ainda porque foram e são uma referência ao nível laboral e a sua experiência foi e é uma mais-valia.
Eis, um poema, de um autor anónimo (1981), dedicado aos Emigrantes:

«ANGÚSTIA NO DESPEDIR

O tempo é de guerra e miséria
E, de boca vendada, chorosa vai a vida.
Já não balouço os filhos, nem os ouço soluçar,
E o pão, não o tenho, nem o há para lhes dar.
Rebentam-me as lágrimas finais,
Batem-me, no coração, as saudades e os ais,
E a pequenada, nos meus braços, desesperada
Grita, chora e outras coisas mais.
Enrola-se-me a mente, enfurecida,
E, para retroceder, sem forças, não sou capaz.
Mulher, pobre, mas sem vergonha, vou partir,
Mas, a despedida não é morrer,
É esperança de voltar e regressar em paz.
Não vos digo Adeus, mas até já.
Frenético, no comboio, deslizou o meu destino».

Célia Reis
Eleita do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Alburitel

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...