quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Comunicado: quem defende o turismo do nosso concelho?


No mediotejo.net, num artigo de 28 de Janeiro último, pode ler-se que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), fundada em 2008 e à qual pertence o Município de Ourém, criou, em 2019, a Fátima-Tomar Stayover para desviar o turismo religioso, gerado em Fátima, para os Municípios de Tomar, Vila nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere, incluindo Almourol e Dornes.

Agora, em 2021, através da operacionalização da Rota dos Templários, insiste em persuadir os visitantes/peregrinos de Fátima para que, logo após as cerimónias no Santuário, rumem àqueles Municípios onde, então, - como verdadeiros turistas, - investem e contribuem para as suas economias locais.

E Fátima, e o resto do Concelho, com o seu Castelo no imponente, histórico e altaneiro morro, ficam a vê-los passar (na sua grande maioria) para os Municípios vizinhos?

Será que o nosso património histórico, patrimonial, arqueológico, religioso, paisagístico (serrano), ambiental, hídrico, associativo, musical, etnográfico, gastronómico, de segurança, parque hoteleiro e até desportivo, não são motivos/ofertas apelativas à sua permanência por mais tempo e por mais dias?

Torna-se inadiável que se lute contra as adversidades que asfixiam esta atividade turística, com a hotelaria e todos os setores associados.

Na nossa opinião, é urgente e inadiável uma Estratégia Turística Municipal (ETM) que, alicerçada nas nossas mais-valias e apostando na diversificação das nossas potencialidades, não só ajude a fixar visitantes, como nos promova cá dentro e além-fronteiras.

O MOVE – Movimento Independente, em 26 do passado mês de janeiro, inserida na consulta pública do programa “Portuga + Sustentável – 2020-2023”, APRESENTOU UMA PROPOSTA, ao Turismo de Portugal, com estratégias para defender, turística e patrimonialmente, o Concelho de Ourém e Fátima.

Onde está a posição da Câmara Municipal de Ourém?

Obs.: O MOVE – Movimento Independente, logo que possível, divulgará o conteúdo da proposta que apresentou à Entidade Turismo de Portugal.

A Direção do MOVE – Movimento Independente

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...