Não temos dúvidas que a questão da sustentabilidade terá de ser definida e alicerçada no património histórico e cultural, nos recursos ambientais e paisagísticos, na agricultura e floresta, no empreendedorismo e, claro, no turismo.
Promove a economia circular e de proximidade, visa a eficiência energética, diminui o desperdício e, criando redes de apoio aos agentes económicos do nosso concelho, cimenta o emprego e a valorização dos recursos.
Estamos, por isso, atentos, informados e participativos para estudar as mudanças que, sentindo-se de forma tão abrupta, também trazem oportunidades. Por isso, definitivamente, é imperioso que se construam estratégias que consolidem e direcionem o desenvolvimento do nosso Concelho e o afirmem como um território vivo e saudável!
O Turismo de Portugal apresentou o Plano de Turismo + Sustentável 2020-2023, que se encontra em discussão pública até 26 de Janeiro de 2021!
Serve este post para informar os Ourienses que o MOVE está a trabalhar para apresentar uma proposta de certificação do Concelho de Ourém como um destino turisticamente competitivo, seguro e sustentável!
Nesse sentido, muito em breve, comprometemo-nos a abrir um espaço de informação e debate público, direcionado aos vários agentes económicos e promotores turísticos para que, ouvindo as suas necessidades, possamos integrá-las na nossa proposta de programa eleitoral. Desta forma rentabilizar-se-ão os recursos e os investimentos, tão importantes para o nosso Concelho, nomeadamente na hotelaria e restauração.
O Plano em discussão, pretende promover ações que visem alcançar os objetivos da estratégia Turismo 2027 e da Política de retoma do setor pós Covid 19.
Pretende-se preparar o sector para as exigências das novas diretrizes e orientações nacionais e comunitárias, em curso, no âmbito da economia circular e de sustentabilidade.
O PLANO TURISMO + SUSTENTÁVEL 20-23 foi estruturado em torno de 6 princípios orientadores:
- Atuar com foco nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) das Nações Unidas;
- Atuar na minimização do impacto das alterações climáticas;
- Alinhar com a agenda para a economia circular e promover a transição climática;
- Envolver os stakeholders do setor num compromisso conjunto;
- Contribuir para alcançar as metas da ET 2027;
- Alinhar com a visão da OMT para uma recuperação responsável do setor do turismo, pós crise COVID-19.
Desenvolver-se-á sob 4 eixos de atuação:
Eixo I – Estruturar uma oferta cada vez mais sustentável;
Eixo II – Qualificar os agentes do setor;
Eixo III – Promover Portugal como um destino sustentável;
Eixo IV – Monitorizar as métricas de sustentabilidade.
O MOVE, como se vê, está empenhado na elaboração duma proposta (estrategicamente sólida) e acredita que, com este rumo certo, o investimento terá retorno no nosso Concelho. Confiemos e participemos juntos!
Contém connosco, contem com o MOVE e bem hajam!
Anabela Henriques Pereira
Apoiante do MOVE
Sem comentários:
Enviar um comentário