quarta-feira, janeiro 20, 2021

Há ouro nos caixotes do lixo

"Há ouro nos caixotes do lixo"

É um ditado popular francês, mas também é a nossa realidade.
Encontramo-nos em tempo de pandemia, mas nem por isso devemos deixar de olhar para os números do desperdício alimentar.

É preocupante saber que todos os anos milhões de toneladas de comida são deitadas ao lixo. No mundo, um terço da produção alimentar é desperdiçada, enquanto um sexto da população passa fome. Só em Portugal o desperdício alimentar anual, ronda um milhão de toneladas.

Em Ourém não somos exceção, pesquisei, mas não consegui encontrar números, mas basta olhar para o lado e perceber que temos muito a fazer.

Dados apontam para que sejam as famílias a desperdiçar mais, embora se verifique desperdício desde o produtor ao consumidor. As famílias portuguesas desperdiçam em média 6,5kg de alimentos por mês. Uma família desperdiça 80 kg de comida por ano.

Evitar que a comida vá para o lixo é um dever de todos, muito já se faz, mas ainda há muito mais a fazer.

O nosso desperdício alimentar também contribui para o aquecimento global, este fenómeno ameaça provocar graves danos ao planeta. Quem o diz é a ONU: “…só o desperdício de alimentos causa 10% dos gases de efeito estufa”.

Portanto é urgente que modifiquemos a nossa forma de pensar e agir perante esta situação, para que assim a possamos reverter o quanto antes.

Há já alguns anos que existem cada vez mais aplicações a trabalhar neste sentido, app gratuitas que permitem aos consumidores comprarem, a baixo preço, os excedentes de comida dos restaurantes, cafés e padarias, mercearias e também de lojas, como floristas que aderiram e não conseguiram vender ao longo do dia.

Por aqui no nosso concelho já existem vários comerciantes que aderiram, é de louvar, pois neste sentido não só evitam o desperdício, como não perdem todo o dinheiro desses produtos, como também ajudam famílias que não teriam posses para comprar de outra forma.

É urgente juntarmo-nos também nós a esta luta, quer ao sermos comerciantes, quer como consumidores.

Como comerciantes, podem recuperar parte do dinheiro investido, como consumidor podem ajudar no sentido de não existir tanto desperdício.

Neste sentido, está a ser projetada uma app que nos ajudará:

1 - Aos comerciantes a escoarem os “restos” (que são comida boa) que iam deitar ao lixo. Será uma aplicação, a nível do concelho, pois seria mais direcionada para as nossas necessidades.

2 - Ourém tendo tantas famílias a precisar de ajuda e ainda para mais nesta situação de COVID, poderíamos fazer com que fosse dado estes “restos” às pessoas carenciadas no final do dia, a quem for buscar, com consciência.

3 - Aos agricultores e produtores a mesma aplicação faz a ponte entre vizinhos. Do género, se alguém tem excedente de algum produto como fruta, legumes, vinho de produção própria ou outros produtos, por exemplo roupas, brinquedos, móveis, poderiam oferecê-los através de um anúncio na app.

É tempo de questionar a necessidade de fazer mais dinheiro com o que vai para o lixo e ou existir mais entreajuda no nosso concelho, cidade ou freguesia.

Para além de mexer com a economia e com a miséria mundial, o desperdício alimentar também traz mudanças climáticas para o planeta e como consequência muitos mais problemas para nós.

Em 2015 os alunos do 10º A da Escola Básica e Secundária de Ourém, no âmbito do Projeto a Terra, fizeram este vídeo. É interessante ver como os jovens se interessam por estas causas e juntando-nos a eles de certo conseguiremos projetos maravilhosos.

https://www.youtube.com/watch?v=DMrIP_ZiCKI&feature=share

Webgrafia:

https://visao.sapo.pt/atualidade/ambiente/2019-12-06-3-apps-e-7-dicas-para-combater-o-desperdicio-alimentar/?fbclid=IwAR3ZYTB_P0pEbtdM5aBcqv4MR8hJeM6l_nMx1vm5sx4yH7q-J2NSj-lIMaQ

https://www.iberdrola.com/meio-ambiente/desperdicio-de-alimentos?fbclid=IwAR285dSJrRa81A5IUK5YIl9n4FJwQz9XLT_PWSfnaU6K5-E2uBwZg9Ogu2k

https://www.publico.pt/2019/10/29/p3/noticia/chegou-a-portugal-a-too-good-to-go-a-app-que-combate-o-desperdicio-alimentar-1891615?fbclid=IwAR0qBVVUck78GYr4f3tF1RmzmFO6xSaM-jLflh8ccxARiKQOmkzQXk6ZnZ4

Sandra Vieira
Apoiante do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Seiça

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...