Visão estratégica do MOVE – Movimento Independente
O MOVE – Movimento Independente está preocupado com a situação de todos os setores económicos do nosso Concelho, com realce para o turismo, que não tem sido suficientemente reconhecido.
Na nossa modesta opinião, falta uma estratégia de gestão neste setor, que possa alterar a sazonalidade a que está sujeito, interligar o turismo religioso ao ecoturismo, colocar Ourém na rota de circuitos turísticos, como a rota dos templários, e incluir todo o concelho em regiões demarcadas pelo património e cultura!
O fenómeno religioso de Fátima deverá ser um eixo basilar que, alicerçado numa dinâmica turística, atraia maior afluência de peregrinos motivados pelo apelo da fé, e assim contribua para o desenvolvimento sustentado do nosso Concelho.
A pandemia veio demonstrar as consequências da fragilidade deste setor, tão importante. Por isso, o MOVE acredita que é tempo de preparar o futuro, de forma sustentável, a nível económico e ambiental, pois a procura turística é cada vez mais exigente.
A visão da Estratégia Turismo 2027 assenta na afirmação do “Turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.
O Pacto Ecológico Europeu salienta a importância do comprometimento e envolvimento de todos os setores de atividade, nomeadamente o do Turismo pela sua importância estratégica.
Queremos georeferenciar o Concelho de Ourém como um destino seguro e projetá-lo lá fora, aproveitando a mais-valia de Fátima, enquanto 3º destino de turismo religioso mais visitado do mundo.
É tempo agora de nos adaptarmos - proactivamente - às novas exigências, desafios e oportunidades.
O Turismo de Portugal lançou o "Plano Turismo + Sustentável 20- 23".
Alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027 e da política de retoma do setor pós COVID-19, o projeto tem presente a importância de Portugal poder reforçar o seu posicionamento e competitividade, colocando o enfoque na economia circular e na sustentabilidade ambiental.
Este plano está em consulta pública até dia 26 de Janeiro do corrente ano.
Pode ser consultado no link: http://business.turismodeportugal.pt/SiteCollectionDocuments/sustentabilidade/plano-turismo-mais-sustentavel-20-23-pt.pdf
O MOVE – Movimento independente está a elaborar uma proposta que se adapte da melhor forma à realidade do nosso Concelho, mas sobretudo à sua potencialidade que consideramos estar subvalorizada!
Entendemos que esta proposta deve incluir o sentir dos agentes económicos e investidores desta atividade!
Nesse sentido, caso haja interesse, estamos recetivos a que nos contactem, via email (move.movimentoindependente@gmail.com), para que possamos incluir na nossa proposta, que se pretende dinâmica e expansionista, o vosso tão valioso feedback ao nível da vossa experiência, investimento e dedicação!
Pedimos que nos façam chegar qualquer dúvida, sugestão, parecer e/ou preocupação até ao próximo dia 22 de Janeiro!
O MOVE está, verdadeiramente, empenhado nesta matéria e prometemos fazer o nosso melhor.
A Direção do MOVE – Movimento Independente
Sem comentários:
Enviar um comentário