segunda-feira, abril 19, 2021

A importância das “bases”

Hoje o meu texto é muito simples, mas muito elucidativo daquilo que é o MOVE e que constitui uma das razões para que eu me tivesse tornado seu apoiante. Conto aqui um pequeno episódio passado neste último Sábado, dia 17 de Abril.
Realizava-se uma reunião online onde estavam presentes os membros apoiantes e candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, o Dr. Vítor Frazão e o Dr. João Pereira. No fim dos trabalhos agendava-se o dia da próxima reunião, falava-se que um dos assuntos seria um debate de ideias sobre as prioridades para a União de Freguesias e pedia-se a todos que trouxessem ideias. Nessa altura intervém o Dr. João Pereira falando da necessidade de coerência entre o que seriam as prioridades gerais para o concelho e as prioridades para cada freguesia, o que é obviamente uma necessidade. Intervém logo depois o Dr. Vítor Frazão com uma frase que diz muito sobre as características do MOVE – foi mais ou menos assim: “no MOVE não é a cúpula que decide, impondo prioridades e áreas de atuação; no MOVE, as decisões sobre as prioridades e áreas de atuação são tomadas após a auscultação das suas bases”. Fazia assim entender que as ideias que surgissem da reunião dos membros apoiantes e candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos seriam analisados e levados em consideração na definição das prioridades do MOVE para o concelho de Ourém.
O MOVE rege-se por princípios base, sobre os quais foi construída uma missão. Enquadrado nesses princípios base e nessa missão, são tomadas decisões, são definidas prioridades. E, desde que enquadrado nos ditos princípios e missão, todas as opiniões são válidas e todas merecem ser escutadas e analisadas. E é isso que eu sinto que acontece no MOVE e que o Dr. Vítor Frazão comprovou com uma única frase no fim de uma reunião. Conhecendo o meu próprio perfil melhor do que ninguém, nunca seria apoiante de um movimento onde a minha opinião não fosse escutada. Acredito que a grande maioria dos membros e apoiantes do MOVE (se não todos) pense como eu. Acredito que o MOVE seja “diferente” também neste aspeto.

Paulo Nunes
Apoiante de Ourém, apoiante dos Oureenses, apoiante do MOVE
Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...