quarta-feira, abril 28, 2021

Declaração política

Quando me foi proposto o convite nem hesitei… como poderia recusar?
Foi me dada a oportunidade de integrar um movimento de carater independente, com o qual me identifico, composto por pessoas comuns que o que apenas pretendem é viverem num concelho mais justo com igualdade de oportunidades para toda a população.
Como poderia dizer que não a um convite que permite ter uma participação ativa na mudança, na melhoria da qualidade de vida dos Oureenses?
Acredito que o MOVE pode desempenhar um papel diferente dos partidos políticos, que pode efetivamente fazer a diferença apoiando a infância, os jovens, a terceira idade, os pequenos comerciantes, a indústria local e todos os setores que precisam de apoio urgente.
Estou convicta que o MOVE é a aposta certa para o futuro dos cidadãos e cidadãs do concelho de Ourém porque afinal “as pessoas são a força que nos MOVE!

Nélia Reis
Apoiante do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Atouguia

segunda-feira, abril 26, 2021

Declaração política


Neste novo ciclo da minha vida, saúdo todas as pessoas, sem qualquer exceção.
Convicto que estou a lutar pelos interesses das pessoas, e com base no lema “As Pessoas são a Força que nos MOVE”, com o apoio de todos, estou decidido e empenhado para lhes dar voz e lutar pelos seus direitos, valores, ambições e desejos.
Sei que não se devem fazer promessas que não se podem cumprir, também sei que não se pode agradar a todas as Pessoas, mas também sei que existe sempre um ponto de equilíbrio e, para um futuro próximo é esse equilíbrio que procuro, para poder ajudar os que não têm maneira de se fazerem ouvir e permanecem no silêncio, com receio de se manifestarem e darem o rosto com receio de possíveis represálias, ou porque acham que não são dignos de se manifestarem, que a sua opinião não tem valor.
Neste início de jornada, gostaria de agradecer às Pessoas que me têm apoiado. Mesmo que julguem nada ter feito, de uma forma ou de outra, acabam por contribuir, porque até a indiferença pode ser um indicador que não estou no caminho certo, mas reconheço-o e volto a traçar um novo.
O sentido de Liberdade continua limitado e será sempre determinado por Leis, regras ou imposições: éticas, religiosas, familiares, geracionais, profissionais, entre muitas outras,… Mas, a maior limitação à liberdade é não nos sentirmos livres! Com a esperança que as Pessoas de Ourém são livres ou ambicionam alcançar o pleno sentido da Liberdade e, como tal, desejam expressar-se e participar ativamente na construção do bem comum, é com o apoio de todos que pretendo que se inicie uma nova era, de que todos nos possamos orgulhar.
Estarei recetivo às ideias e opiniões de todas as Pessoas, as quais, desde já, agradeço, pedindo que não deixem de se expressar, porque ninguém está totalmente certo, nem ninguém está totalmente errado, mas com a ajuda de todos seremos uma sociedade melhor.
Um bem-haja a todos.

Paulo Sousa
Candidato à Assembleia de Freguesia de Caxarias

sábado, abril 24, 2021

Afirmação jovem: o futuro passa pelas nossas mãos

O desafio que me foi lançado para encabeçar a lista à Junta da União de Freguesias de MATAS/CERCAL pôs-me a refletir… deixou-me a pensar, seriamente.
A má reputação dos Partidos Políticos e da política em geral levava-me a não aceitar. Contudo, não podemos vacilar, nem devemos reagir por impulsos.
Informei-me dos objetivos que norteiam o MOVE – Movimento Independente e pude comprovar que tem uma direção formada por gente (conhecida) da nossa terra e que, portanto, não depende de forças exteriores.
O MOVE, desde 2013, através dos seus eleitos, já deu provas positivas na governação autárquica, não faz política de terra queimada e, com uma atuação de proximidade às populações, visa o desenvolvimento equilibrado e sustentado das Freguesias e do Concelho.
Porque temos o dever cívico de algo fazer pela nossa terra, decidi abraçar esta causa e, com os que me acompanham na lista, tudo faremos pelas Matas e pelo Cercal.
Confiem em nós porque as pessoas são a FORÇA que nos MOVE

Rodrigo Belo
Candidato à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Matas e Cercal

segunda-feira, abril 19, 2021

A importância das “bases”

Hoje o meu texto é muito simples, mas muito elucidativo daquilo que é o MOVE e que constitui uma das razões para que eu me tivesse tornado seu apoiante. Conto aqui um pequeno episódio passado neste último Sábado, dia 17 de Abril.
Realizava-se uma reunião online onde estavam presentes os membros apoiantes e candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, o Dr. Vítor Frazão e o Dr. João Pereira. No fim dos trabalhos agendava-se o dia da próxima reunião, falava-se que um dos assuntos seria um debate de ideias sobre as prioridades para a União de Freguesias e pedia-se a todos que trouxessem ideias. Nessa altura intervém o Dr. João Pereira falando da necessidade de coerência entre o que seriam as prioridades gerais para o concelho e as prioridades para cada freguesia, o que é obviamente uma necessidade. Intervém logo depois o Dr. Vítor Frazão com uma frase que diz muito sobre as características do MOVE – foi mais ou menos assim: “no MOVE não é a cúpula que decide, impondo prioridades e áreas de atuação; no MOVE, as decisões sobre as prioridades e áreas de atuação são tomadas após a auscultação das suas bases”. Fazia assim entender que as ideias que surgissem da reunião dos membros apoiantes e candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos seriam analisados e levados em consideração na definição das prioridades do MOVE para o concelho de Ourém.
O MOVE rege-se por princípios base, sobre os quais foi construída uma missão. Enquadrado nesses princípios base e nessa missão, são tomadas decisões, são definidas prioridades. E, desde que enquadrado nos ditos princípios e missão, todas as opiniões são válidas e todas merecem ser escutadas e analisadas. E é isso que eu sinto que acontece no MOVE e que o Dr. Vítor Frazão comprovou com uma única frase no fim de uma reunião. Conhecendo o meu próprio perfil melhor do que ninguém, nunca seria apoiante de um movimento onde a minha opinião não fosse escutada. Acredito que a grande maioria dos membros e apoiantes do MOVE (se não todos) pense como eu. Acredito que o MOVE seja “diferente” também neste aspeto.

Paulo Nunes
Apoiante de Ourém, apoiante dos Oureenses, apoiante do MOVE
Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

quarta-feira, abril 14, 2021

Depoimento


Quando me convidaram para apoiante do MOVE, a minha primeira reação foi a de recusar o convite: sendo a minha área a Física e a Química, especialidade em Física, respondi que não traria nada de útil ao MOVE - Movimento Independente...
Pacientemente, a Anabela falou-me sobre os princípios, a missão e os valores do MOVE.
À medida que ela falava, comecei a vacilar: revi-me!
Depois disse-me que eu integraria uma lista em que a Jaqueline Pereira e o Manuel Simão são candidatos à Junta de Freguesia de Rio de Couros + Casal dos Bernardos. Aí perdi-me!!!! Disse que sim!
Pensei: ‘Talvez seja este o momento de começar a pensar no contributo que posso dar à minha terra.’ Comecei a acreditar que tenho algo de mim para dar!
Não tenho qualquer cor política. Visto a Democracia. Acredito que posso contribuir, embora de forma modesta, sendo apoiante do MOVE.
Estarei empenhada no engrandecimento da nossa terra, pela minha freguesia e pelos oureenses, e, com esta grande equipa, farei o meu melhor.
No MOVE, juntos por Ourém.

Ana Freire
Apoiante do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Rio de Couros e Casal dos Bernardos

quarta-feira, abril 07, 2021

A inevitável mudança


A mudança é talvez a única constante da vida!
Naturalmente, ela é assustadora, na medida em que comporta em si mesma, variáveis que não podemos controlar.
A permanência do controle exige uma visão muito limitada, comprometedora e altamente redutora de questões sociais, ambientais, económicas.
Exige um investimento enorme no conhecido, na manutenção dos poderes instaurados, ainda que estes não sirvam da forma mais eficiente as necessidades reais da comunidade.
Ainda que estes não se traduzam em estratégias de mudança construtiva e sustentável.
A mudança é exigente, exige entrega, coragem, trabalho, e risco - o risco do novo!
Mas se não fizermos nada de novo... não podemos esperar grandes mudanças!
A não ser as inevitáveis, as muitas vezes catastróficas, fruto da inoperância e do esforço e consumo de energia na manutenção de "poderes" egoícos e separados do respeito pela vida - em toda a sua abrangência: ambiental, social, económica, espiritual...
O MOVE é a força, a coragem da mudança, numa visão abrangente e integrativa de todos.

Anabela Henriques Pereira
Apoiante do MOVE – Movimento Independente

segunda-feira, abril 05, 2021

Muito Obrigado


Um ano, dois confinamentos, e muitas restrições depois, tudo continua muito estranho. Estamos numa tentativa de “andar” para a frente mas a incerteza apoderou-se das nossas vidas. E de repente, apesar dos sinais dos “quatro anos”, ainda há tempo de dar uma palavra a quem tem visto as suas vidas alteradas. Porque o que realmente importa são as pessoas.
Nestes últimos tempos vimos a nossa cidade vazia de gente, vazia de movimento, vazia de vida. Lojas fechadas (serviços mínimos), as pessoas a sair o mínimo, as crianças e jovens em casa. E no meio disto tudo há quem continue a dar de si para que tudo: Fique bem.
Aos bombeiros que põem as suas vidas em risco, que são os primeiros a chegar. Aos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e auxiliares).
Aos professores e assistentes operacionais que tudo têm feito para que as nossas crianças/jovens cresçam e evoluam apesar destes novos tempos.
A todas aquelas pessoas que viram os seus negócios pararem ou ficarem a “meio gaz”.
Aos proprietários de restaurantes que apesar de cumprirem todas as regras impostas, viram os seus negócios serem ainda mais reduzidos. Não nos podemos esquecer que o prejuízo dos restaurantes é consequentemente o prejuízo de muitos outros negócios.
Cabeleireiros, esteticistas que apesar de funcionarem por marcação também tiveram que fechar. Cafés que mais uma vez pararam, vão voltar a conta gotas e se viram ultrapassados por máquinas.
A todas as pessoas que ficaram em teletrabalho, algumas com filhos pequenos, outras a apoiar filhos em idade escolar, e a todas as pessoas que continuam a trabalhar nos seus postos habituais e assim ajudaram a economia.
Aos jovens e crianças que conscientemente tiveram e continuam a ter os cuidados recomendados (toda a gente sabe como tem sido difícil, principalmente nestas idades).
A todos aqueles que anonimamente ajudaram o “vizinho”, porque para ajudar não precisa de anunciar. Nestes tempos tão difíceis é muito importante ajudar e muitas vezes até uma palavra ajuda, alivia e incentiva.
A todas as pessoas que só porque fazem confinamento, não se põem em risco e cuidam dos outros. A todas as pessoas que tentaram de todas as maneiras mudarem de vida e não baixaram os braços, de modo a seguir em frente.
A todas as pessoas que neste ano viram as suas famílias longe e ao longe sem que as pudessem abraçar. Aos idosos que estão fechados nos lares há um ano para sua própria segurança, embora muitos não entendam, e aos profissionais que os têm acompanhado e cuidado.

MUITO OBRIGADA

Ao comércio local e tradicional que vai precisar de muito apoio, o ano todo, não só no Natal.
Muita força, coragem a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra foram ou estão a ser vítimas desta pandemia.
Porque temos de ir para a frente, a nossa Freguesia tem e merece voltar a sorrir. Mas essa evolução não pode ser a qualquer custo. Evoluir não implica que se perca a identidade. A identidade de Nossa Senhora da Piedade são as pessoas.
Um dia para que será o betão e o alcatrão, se as pessoas já cá não estão?

Marta Faustino
Eleita pelo MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Nª Sª da Piedade

sexta-feira, abril 02, 2021

Declaração Política

Vivemos tempos difíceis de pandemia que mudam rotinas diárias e que nos levam, por vezes, a refletir mais sobre o sentido da vida e menos sobre a própria existência. Paradoxalmente ou talvez não, é nestes períodos que sentimos mais forte a necessidade de viver em comunidade, de interagir e de contribuir ativamente para o bem comum ainda que, de forma mais ou menos egocêntrica, estejamos a perseguir a realização pessoal.
Vivendo nós em sociedade, é inevitável, que cada opção, cada escolha que fazemos produza efeitos em nós e nas pessoas que nos rodeiam. É esta convicção que nos compromete a todos, enquanto procuramos a salutar felicidade individual, no contributo para uma sociedade de pessoas felizes.
Talvez por essa razão, o convite para apoiar o MOVE fez-me pensar se teria chegado o momento de contribuir, ainda que de forma modesta, mas mais consciente e ativa, para uma sociedade onde os Atouguienses em particular e os Oureenses possam ser a prioridade.
Fui inteirar-me sobre o que é o MOVE, sobre os seus princípios e valores e sobre a sua missão. Concordei! E destaco algumas razões que estiveram na base da minha decisão:

− O MOVE é um movimento cívico, participativo, de cidadãos independentes e sem filiação partidária,
− Estimula e valoriza o envolvimento direto das pessoas nas questões relevantes para o concelho de Ourém,
− Procura uma sociedade constituída por pessoas tanto mais felizes quanto mais felizes forem os seus concidadãos,
− Não discrimina oureenses com filiação partidária de Oureenses sem filiação partidária,
− Procura contribuir para um concelho mais humanista e plural, mais amigo das pessoas e mais ecológica e economicamente sustentável.

António Lopes
Apoiante do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Atouguia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...