sexta-feira, novembro 27, 2020

Ruínas de Seiça

Hoje, venho falar novamente de património. Quero dar a conhecer mais uma riqueza da nossa freguesia de Seiça. Foi descoberto quando fizeram obras na estrada nacional 113-1 principal via da freguesia, decorria o ano de 2011, confesso que fiquei surpreendida com a data, passaram tão rápido estes nove anos. Estas obras de requalificação tiveram acompanhamento arqueológico e ainda bem que assim foi.

Devido a esse acompanhamento foram descobertos vários artefactos arqueológicos que relatam a nossa história desde a pré-história até ao século XIX, todo o material encontrado está em exposição, na Casa Museu de Seiça que foi inaugurada em 2017 mesmo ao lado destas ruínas de que vos falo.

Para além dos artefactos, também foi encontrada uma estrutura de um edifício construído em pedra calcária e sem qualquer tipo de argamassas, ao que parece seria as fundações do edifício; Identicamente foi encontrada uma talha de tamanho considerável, mas fragmentada nas imediações; assim como cerâmicas de construção e domésticas; instrumentos; objetos de metal; ossos; e até mesmo uma moeda entre outros.

No entanto, não sendo possível expor a estrutura arqueológica porque iria se degradar ainda mais com a erosão, foram usados procedimentos técnicos, para a preservação das ruínas, estando estas protegidas por uma zona ajardinada.

Ficando assim desta forma como vemos na foto.

Gostaria muito de que se chegasse a uma solução em que fosse possível preservar este património tão rico e ao mesmo tempo podermos visitar e apreciar o que a nossa história nos deixou, acredito que aquele pequeno espaço tenha muito para nos contar sobre os Romanos, sobre o terramoto de 1755 ou até mesmo sobre a invasão Francesa em 1810.

Referências: Sinalética presente no local, setembro de 2017

Sandra Vieira
Apoiante do MOVE



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...