Venho aqui para vos falar de algo que aprecio muito. Adoro a Natureza e a nossa História, e neste texto consigo juntar os dois. Venho assim dar a conhecer a Ponte Romana de Seiça, que é uma das pontes mais antigas do concelho, ela está inserida num local maravilhoso, absolutamente idílico. Constituída por um só arco, retratando assim a presença romana em Portugal. É provável que a estrutura fosse maior do que o que vemos agora.
A ponte foi construída pelos Romanos, que por sinal construíram obras de grandes dimensões e duradouras por todo o mundo (muitas ainda resistem até aos nossos dias apesar do abandono). Foi construída com pedras e concreto, tem o seu arco intacto e perfeito que é também a sua estrutura principal. Os Romanos foram os primeiros a utilizar concreto na construção das suas pontes.
Por debaixo desta imponente ponte corre alegre a Ribeira de Seiça, que nasce em Fonte da Pena na Moita Redonda e desagua no Rio Nabão já em Tomar.
Esta ribeira abasteceu de água a agricultura local de regadio que existiu ao longo das suas margens. Destas margens os nossos antepassados tiraram o seu sustento. Margens compostas por uma vasta flora ribeirinha, no seu curso encontramos também alguns açudes e a fauna por aqui é muito vasta e maravilhosa.
A junção da Ribeira, da sua vegetação e da Ponte Romana tornam este lugar mágico para aqueles que, como eu, gostam de passar momentos relaxantes no meio da Natureza.
Se pararmos e fizermos
silêncio podemos observar águias, garças, guarda-rios, esquilos (adoro os
esquilos) e com um pouco de sorte podemos escutar as cigarras a cantar. Costumo
ler um livro ali mesmo sentada num tronco velho, com estes sons maravilhosos à
minha volta.
Como eu gostava de ver
este local preservado e devidamente “aproveitado” para proteger as espécies,
dar a conhecer a nossa História e proporcionar momentos de lazer a todos os que
ali fossem passear.
Sandra Vieira
Apoiante do MOVE
Freguesia de Seiça
Sem comentários:
Enviar um comentário