segunda-feira, setembro 28, 2020

Gondemaria e Olival


Nos longínquos finais dos anos 1800, as freguesias do Olival e Gondemaria eram das mais populosas do Concelho de Ourém.


Tanto assim que foi pedida a construção de uma escola feminina para servir as 300 meninas que existiam na altura. Tendo sido também pedida uma caixa de correio para a Gondemaria, algo que hoje parece banal, naquele tempo era um serviço apenas criado mediante condições especiais.

A área compreendida pelas freguesias de Gondemaria e Olival possui uma imensa riqueza histórica, parte dela ainda desconhecida mesmo para os habitantes locais. Um dos registos civilizacionais mais antigos diz respeito a mosaicos romanos encontrados no centro da sede da freguesia.

A própria igreja foi fundada em 1210, com o consentimento do rei D. Sancho I e do bispo de Évora, D. Soeiro II. Possui uma grande beleza, mas está à espera de requalificação para voltar a servir o povo. Igualmente, existem várias quintas construídas em datas anteriores a 1500. Portanto, a região tem potencial para criar uma rota de turismo histórico/rural.

Consta-se que a linha de comboios esteve para passar no Olival, tendo havido marcação no terreno para o efeito. No entanto, as condições geológicas e a existência de muita água impediram que o traçado ferroviário se concretizasse.

Em termos demográficos, no decorrer do último século, a população da freguesia do Olival e da Gondemaria sofreram um elevado número de emigrações e envelhecimento da população. Existe actualmente ainda um importante tecido empresarial (outrora mais imenso), que importa apoiar para que permita a fixação das gentes da terra.

 

Ricardo Ribeiro
Membro do MOVE - Movimento Independente
Freguesia de Gondemaria e Olival

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...