O recente episódio
de violência policial contra um homem afro-americano, ocorrido nos Estados
Unidos, e o assassinato de um jovem negro ator em Portugal, confronta-nos, uma vez mais, com factos sobre os quais devemos
refletir.
Questões de racismo
e discriminação estão presentes em situações do nosso dia-a-dia.
Que ensinamentos
poderemos retirar para a Educação? Por que é que as pessoas discriminam?
A discriminação
inclui, além de outras, questões de poder, onde indivíduos ou grupos
socialmente mais poderosos prejudicam abertamente, ou de forma dissimulada, uma
pessoa com menos poder social. Este exemplo ilustra como a discriminação
experienciada ao nível individual se transforma em discriminação percecionada
ao nível social. Ambas podem ser prejudiciais para a criança.
Há provas de que
crianças a partir dos 3 anos de idade experienciam o preconceito racial, como
ficou comprovado nos famosos estudos de bonecas, nos anos 1940 e 1950 e que,
desde então, foram replicados por diversas vezes. Ver estudo aqui.
As crianças que experimentam a discriminação tendem
a apresentar níveis mais baixos de autoestima e de sentimentos de
valor-próprio, tendo menos comportamentos pró-sociais. Esta discriminação tem
um impacto negativo nos resultados e sucesso escolar das crianças.
Que ensinamentos podemos retirar para a Educação?
Que a discriminação pode ser experimentada ao nível
individual ou social, ou até a um nível global. Que não deve ser ignorada,
devendo os educadores (e todos em geral) estar conscientes da sua existência,
considerando as suas potenciais consequências para as crianças e suas famílias.
É importante que os educadores reflitam sobre o seu
próprio preconceito (implícito), de modo a tentar revertê-lo.
É ainda essencial que os educadores tenham em
consideração que a categorização das pessoas, de acordo com as suas
características físicas, é produto do funcionamento do nosso cérebro, e que
deverão estar atentos …
Maria José de Almeida
Membro do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Nª Sª da Piedade
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