sexta-feira, fevereiro 11, 2022

Abate e Podas ilegais de Árvores em Ourém e Fátima

Durante o confinamento do início do mês de Janeiro, a Câmara Municipal de Ourém procedeu ao corte total de dois pinheiros mansos de grande porte, existentes junto à EPO. Estas árvores estavam em bom estado sanitário e de segurança, não tendo havido nenhuma plantação de substituição.

Já durante o mês de Fevereiro, os carvalhos-americanos da Av. D. Nuno Álvares Pereira, plantados em 2019, que custaram milhares de euros, foram podados por rolagem, uma técnica extremamente agressiva, pois implica o corte do tronco principal da árvore, as quais ficam mais vulneráveis a pragas e doenças!

Lembramos que a Lei n.º 59/2021, na alínea d) do n.º 1 do artigo 24.º, proíbe “colher, danificar ou mutilar qualquer árvore ou arbusto de porte arbóreo, designadamente proceder a podas de talhadia de cabeça ou rolagem”.

Tal lei também não foi observada em Fátima, na Av. Irmã Lúcia de Jesus, quando se podaram 5 grevíleas por rolagem, como mostra a imagem, pelo que, sendo árvores de folha persistente, podem secar.

Quando se escolhe uma árvore, é importante prever o seu desenvolvimento até ao estádio de adulta, e proceder a podas de formação que respeitem o seu desenvolvimento saudável.

A Direcção

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...