quinta-feira, maio 12, 2016

Inauguração do Parque de Merendas Nossa Senhora da Piedade


PROGRAMA:

DIA 3 JUNHO

19h00 Abertura do espaço e serviço de jantar
21h30 Actuação do conjunto “ÀS100SÃO” de Martinho Sousa

DIA 4 JUNHO

14h00 Visita à Freguesia com Paulo Fonseca, Presidente da Câmara Municipal
16h30 Inauguração do Parque de Merendas Nossa Senhora da Piedade
Local: Vale Travesso
Lanche de oferta à população
19h00 Concerto pela Banda Juvenil da AMBO
21h00 Actuação “Graciete Andreia”
24h00 Encerramento da Festa

terça-feira, maio 10, 2016

Contratos de Associação

Vale a pena espreitar este vídeo, no qual o Economista Ricardo Paes Mamede explica em três minutos o grande tema da ordem do dia sobre os contratos de associação com as escolas / colégios privados.
Às vezes precisamos de ir ao passado para percebermos o que está em causa no presente, e perspectivarmos melhor o futuro.
 

segunda-feira, maio 09, 2016

Notícias de Ourém: dois pesos e duas medidas!

O jornal “Notícias de Ourém” noticiava na passada semana (Edição de 6 de Maio), com destaque de primeira página, que o vereador fatimense e vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, Nazareno do Carmo, “é arguido em processo que envolve o CDF” (Centro Desportivo de Fátima).
Segundo o jornal, Nazareno do Carmo terá sido constituído arguido “num processo de recebimento indevido de vantagem, agravado pelo valor”, estando o mesmo a aguardar “julgamento num processo cujos factos remontam a 2011”.
Na notícia lê-se ainda que Nazareno do Carmo, à época dos factos vereador e presidente da mesa da Assembleia Geral do CDF, “é acusado de ter invocado a sua qualidade de autarca e ter remetido uma missiva a diversas empresas, solicitando a atribuição de um donativo para a associação”, termos em que o Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal Distrital de Coimbra terá deduzido a acusação, acrescentando que o agora arguido terá, alegadamente, agido “com o propósito de se servir do cargo que exercia para obter vantagem patrimonial em favor de uma instituição na qual tinha interesse” há já vários anos.
A notícia termina dizendo que “no despacho proferido a 9 de Março de 2016 é dito que Nazareno do Carmo sabia que ao escrever a carta na qualidade de vereador geraria nos destinatários a convicção de que poderiam ter tratamento preferencial nas suas relações com a autarquia” oureense. Na carta dirigida aos empresários, “é-lhes pedido um donativo de 50 mil euros para patrocínio das camisolas do equipamento dos jogadores da equipa principal do Centro Desportivo de Fátima”.


Por outro lado, já aqui dei nota do processo em que é arguido o vereador da Coligação PPD/PSD-CDS-PP na Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, o qual terá, alegadamente, praticado dois crimes de corrupção passiva, factos que remontam a 2009, estando em causa neste processo o alegado pedido de dinheiro a dois empresários no valor de 100 mil euros a cada um, tendo como destinatário o Centro Desportivo de Fátima, instituição da qual Luís Albuquerque foi presidente.
Refira-se, a este propósito, que o início do julgamento de Luís Albuquerque, cuja acusação foi deduzida a 5 de Julho de 2013, já foi (pelo menos) duas vezes adiado, em Novembro do ano passado e Abril deste ano.
Ora, vem isto a propósito da alegada diferença de citérios jornalísticos utilizados pelo jornal “Notícias de Ourém” perante notícias que deveriam merecer o mesmo tratamento por parte do jornal.
Na verdade, se a notícia do vereador Nazareno do Carmo (PS) mereceu destaque de primeira página, o mesmo não aconteceu com os factos alegadamente praticados pelo vereador Luís Albuquerque (Coligação PPD/PSD-CDS-PP), nem ao tempo da dedução da acusação (Julho de 2013), nem sequer agora em que o início do julgamento foi, no passado dia 19 de Abril, novamente adiado.
Resta então perguntar: o jornal “Notícias de Ourém” só vê interesse público na divulgação dos factos alegadamente praticados pelo vereador do PS? E os factos alegadamente praticados pelo vereador do PPD/PSD-CDS-PP, estes não têm interesse público? Por que razão o jornal ocultou dos cidadãos oureenses o processo em que está envolvido Luís Albuquerque? Não será isto uma espécie de censura? Ou terá isto a ver com política? Estará já o jornal, que é – recorde-se – Património dos Pobres da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, a demarcar aquele que será o seu posicionamento político-estratégico nas eleições autárquicas do próximo ano, à semelhança do que tem sucedido nas últimas décadas?

Caros concidadãos, a verdade é que à mulher de César não basta ser séria, tem de parecer séria.

sábado, maio 07, 2016

Está a chegar o Cortejo de Oferendas 2016 dos Bombeiros Voluntários de Ourém

O texto que se segue foi publicado pela Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, na sua página do Facebook, texto ao qual este Blog presta a devida homenagem. Enquanto Secretário da Junta de Freguesia, mais uma vez abracei apaixonadamente esta verdadeira Causa Pública, tendo a honra e o prazer de participar activamente na angariação de todos os voluntários da nossa freguesia, que irão formar as várias comissões para levar a cabo o peditório, sem os quais a nossa missão teria sido muito mais complicada. Vale, pois, a pena enaltecer aqui a valorosa ajuda que estas dezenas de voluntários irão prestar aos Bombeiros do nosso concelho. Para estes – os Bombeiros – deixo aqui também o meu reconhecimento e uma palavra amiga de solidariedade e gratidão. Formulo ainda votos dos maiores sucessos para o Cortejo de Oferendas 2016.


“Durante vários dias, os Senhores Presidente (José Vieira), Secretário (João Pereira), Tesoureiro (Renato Lopes) e 1º Vogal (António Sousa), da Junta de Freguesia, com a colaboração do Senhor Presidente da Assembleia de Freguesia (Avelino Subtil), estabeleceram dezenas de contactos no terreno para angariação dos membros que irão fazer parte das várias comissões encarregues localmente de proceder ao peditório para o Cortejo de Oferendas 2016 dos Bombeiros Voluntários de Ourém (BVO), que terá lugar no próximo dia 19 de Junho.
Aos voluntários do Alqueidão, Favacal, Cabiçalva, Pinheiro, Louçãs, Casal Castanheiro, Vale Travesso, Vilões, Lourinha, Calços, Casal dos Matos, Casal dos Crespos, Lagarinho, Alcaidaria e Carregal, a Junta de Freguesia, em nome dos BVO, agradece a todos, desde já, a receptividade com que foi acolhida, por terem manifestado a sua disponibilidade para participar nesta iniciativa, e formula votos de um trabalho profícuo em torno desta tão grande, justa e nobre causa.
Finalmente, um agradecimento e uma palavra de apreço e estímulo aos Bombeiros – a todos sem excepção – pelo amor que emprestam todos os dias a esta missão voluntária que os enobrece e os torna afoitos na defesa de cada um de nós, e na salvaguarda do bem comum.
A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Ourém, augura, por isso, os melhores votos para este Cortejo de Oferendas 2016, e impele a sociedade oureense a participar e a contribuir activamente para um futuro melhor dos nossos estimados Bombeiros. 
Parafraseando os Soldados da Paz: «Vimos pedir… para que no Futuro, melhor vos possamos ajudar».
A todos, o nosso grande Bem-Haja!”

terça-feira, maio 03, 2016

Programa Passo a Passo 2016


Recomendações apresentadas pelo MOVE

Na reunião da Câmara Municipal de Ourém do dia 4 de Março de 2016, no "PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA", o Senhor Vereador do MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, João Paulo Pina Rebelo, apresentou duas recomendações que a seguir se transcrevem na íntegra:
“1. Parece-me oportuno, atendendo à época que está a chegar, falar sobre o mau estado em que se encontram alguns bancos, dos jardins públicos, nomeadamente o da Av. D. Nuno Álvares Pereira.
Constatei alguns casos (e isto há largos meses) em que as ripas do assento e costas se encontram soltas, bastando somente a sua fixação, 2 ou 3 casos há em que algumas ripas do assento estão partidas (podendo ser perigoso a sua utilização).
O ideal seria uma completa beneficiação, incluindo pintura, mas, na impossibilidade, que se fixem as ripas soltas e partidas.
2. A convocatória para a Assembleia Municipal do dia 29 do pretérito mês de Fevereiro, segunda-feira foi-me entregue, por mão, no dia 01 de Março, terça-feira, isto é, já a mesma tinha decorrido.
Pelo facto, fiquei impossibilitado de representar o MOVE a quem devo satisfações.
Não vou fazer caça às bruxas mas solicito que:
a) na próxima reunião da Assembleia Municipal seja reparado este acontecimento;
b) doravante, jamais volte a repetir-se esta situação;
c) este meu pedido seja transcrito na ata desta reunião.”

(Acta nº 6/2016)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...