terça-feira, julho 30, 2013

Primeiro as pessoas

O texto que se segue foi publicado na Edição de 26 de Julho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Primeiro as pessoas
Permitam-me que hoje dê particular destaque à Cerimónia de Lançamento dos Candidatos do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor às Assembleias de Freguesia, à Assembleia Municipal e Câmara, que teve lugar no passado fim-de-semana e que deixou demonstrada a força e a verdadeira essência da CIDADANIA.
E deixem-me ainda que faça notar neste espaço algumas das ideias centrais que marcaram a intervenção apoteótica do candidato do MOVE à Câmara Municipal de Ourém, Vítor Frazão, o candidato que não tem medo de jurar que não irá defraudar as expectativas de todos os oureenses.
Desde logo, Vítor Frazão referiu que, enquanto Presidente da Câmara, e ao contrário do que hoje acontece, reduzirá o número de vereadores a tempo inteiro, de 3 para 2, poupando, deste modo, ao erário municipal o vencimento de 14 meses de um vereador. Com esta medida, porém, a funcionalidade da Câmara não será posta em causa, uma vez que, para compensar o trabalho deste vereador, irá dar valor e dignificar os quadros técnicos e os restantes funcionários da autarquia, os quais, por esta via, sentir-se-ão mais motivados, acabando por redobrar, assim, a sua produtividade.
Por outro lado, Vítor Frazão deixou aos oureenses a seguinte promessa: trabalhar sempre com seriedade, honestidade e grande respeito pelos oureenses. Todos sem excepção serão a sua prioridade. Todos os oureenses serão a prioridade do MOVE.
O MOVE e Vítor Frazão irão dar especial atenção à reestruturação dos serviços camarários, no sentido de reduzir a burocracia e agilizar os procedimentos, como por exemplo os pedidos de alteração da utilização das infra-estruturas. Sem subalternizar ou desrespeitar as construções de iniciativa privada, Vítor Frazão colocará ainda em funcionamento o chamado “Corredor Verde para Projectos Empresariais”, uma iniciativa que deixou criada na Câmara Municipal nos escassos 8 meses em que lhe foi possível gerir os destinos da edilidade. Para este efeito, será criado não só um procedimento simplificado para a construção e legalização com redução de taxas, como ainda será proposta a redução da derrama. O MOVE e Vítor Frazão estão certos que, desta forma, darão um carinho especial ao tecido económico e à empregabilidade no nosso concelho.
Acelerará a entrada em vigor do PDM com vista ao desenvolvimento do Concelho de Ourém.
Mas, apostar-se-á igualmente no apoio ao turismo natural, ambiental e religioso, porquanto se acredita que estas “valências” constituem alavancas fundamentais para vencer a sazonalidade, do mesmo modo que contribuirão, certamente, para o aumento dos postos de trabalho e para a criação de mais riqueza no concelho. Isto, sem esquecer o Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, que urge começar a preparar, já que teremos entre nós Sua Santidade o Papa Francisco, que colocará Fátima no centro do mundo, o que não deixa de ser uma excelente oportunidade para internacionalizar o concelho de Ourém e levar o Governo Central a investir mais na nossa terra.
De entre as propostas apresentadas por Vítor Frazão, permitam-me ainda que vos dê nota do forte empenho em estabelecer, com as Juntas de Freguesia, protocolos de delegações de competências que vão desde a educação, a rede viária e a gestão do parque de maquinaria, passando pela manutenção de espaços verdes e imóveis públicos, até às cantinas escolares e sociais e a cobrança de publicidade.
Apenas porque o texto já vai longo, deixo aqui uma certeza final: com o MOVE e Vítor Frazão, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar!"

sábado, julho 20, 2013

A voz da experiência

O texto que se segue foi publicado na Edição de 19 de Julho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
A voz da experiência
A cada dia que passa sinto que são cada vez mais os oureenses que se identificam com os princípios e as ideias do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, por representar uma alternativa séria e credível à actual gestão da autarquia oureense. Seja pelo facto de o MOVE ser um Movimento INDEPENDENTE e da CIDADANIA, seja porque as candidaturas com que se apresenta nas próximas eleições autárquicas estão imbuídas de sólidos e genuínos valores – como seriedade, humildade, respeito, competência e determinação –, seja ainda porque é apanágio do MOVE dizer a verdade e apenas a verdade aos oureenses, o certo é que o caminho que tem vindo a ser traçado faz-nos acreditar e ter ESPERANÇA no futuro! 
Foi neste espírito que decorreu no passado fim-de-semana a inauguração da Sede do MOVE, que contou com a presença do Dr. Pedro Marques, presidente da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes. Na sua incisiva intervenção, o presidente da AMAI destacou as desigualdades que ainda existem entre os partidos políticos e os movimentos de cidadãos, como sejam ao nível do pagamento de IVA ou da recolha de assinaturas para a constituição de listas. À semelhança do que acontece com os partidos políticos, “há que dar as mesmas oportunidades aos cidadãos que não se revêem nos partidos, para que um dia possamos vir a ter cidadãos independentes no lugar de deputados na Assembleia da República”, afirmou. Para além de ter feito um apelo à participação dos jovens na vida política, nomeadamente através dos movimentos independentes, e de se ter regozijado com a elevada participação (de jovens e menos jovens) no evento que marcou a inauguração da Sede do MOVE (fenómeno pouco habitual, segundo disse, em Movimentos Independentes de Cidadãos), deixou também uma mensagem de esperança e os votos de maiores felicidades à candidatura de Vítor Frazão à Câmara Municipal de Ourém, pela seriedade e coragem que a caracterizam.
Por seu lado, Vítor Frazão, que se apresentou nesta cerimónia ainda mais rejuvenescido depois do acidente de viação que sofreu no passado dia 9 do corrente mês, demarcou-se do discurso da crítica fácil e das acusações mútuas que, normalmente, caracterizam as campanhas eleitorais, preferindo enfatizar, uma vez mais, a bandeira do MOVE e a luta do Movimento pela manutenção da identidade das 18 freguesias do concelho de Ourém.
Tendo ainda presente que as sondagens até agora já realizadas às intenções de voto dos oureenses dão ao MOVE uma posição muito confortável, Vítor Frazão, embora não as desvalorizando de todo, foi, no entanto, assertivo ao afirmar que “as sondagens são as do Povo e só terão lugar no dia 29 de Setembro”.
É neste contexto, portanto, que recordo aqui que é já amanhã, Sábado 20 de Julho, que decorrerá no Cine-Teatro de Ourém, pelas 21h30, a Cerimónia de Apresentação dos Candidatos do MOVE à Assembleia Municipal, Vereação e Juntas de Freguesia. Dito isto, resta-me por ora, em nome do MOVE, reiterar o convite a toda a população do concelho de Ourém para estar presente em mais esta iniciativa promovida pelo Movimento Ourém Vivo e Empreendedor.
Que não restem dúvidas: o MOVE é um Movimento INDEPENDENTE de cidadãos e, por isso, da CIDADANIA. O MOVE traz Ourém no coração e dará prioridade aos interesses das populações e ao desenvolvimento do nosso concelho. E o MOVE é a VOZ DA EXPERIÊNCIA ao serviço da resolução dos problemas das pessoas!"

segunda-feira, julho 15, 2013

Dinâmicas e sondagens

O texto que se segue foi publicado na Edição de 12 de Julho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Dinâmicas e sondagens
Costuma-se dizer que as sondagens valem o que valem e que o que conta são os votos saídos das urnas, mas nem por isso deixam de constituir um indicador válido das tendências de voto das pessoas.
Tendo na mira as eleições autárquicas de Setembro próximo, vieram entretanto a público algumas sondagens realizadas no concelho de Ourém que colocaram o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor e o candidato Vítor Frazão numa situação muito confortável ao nível das intenções de voto dos oureenses. Facto que não deixa de representar uma agradável surpresa, se levarmos em linha de conta que a candidatura INDEPENDENTE e da CIDADANIA de Vítor Frazão à Câmara Municipal de Ourém foi alvo de fortes críticas aquando da sua apresentação pública. Inclusivamente, vaticinaram-na de “morte súbita” com base no pressuposto errado de que o candidato do MOVE não iria granjear apoios suficientes, capazes de o transformar num candidato ganhador. Ora, os dados estão lançados e mostram precisamente o contrário!
De facto, fruto da sua dinâmica de vitória, o MOVE e a candidatura de Vítor Frazão têm mostrado claramente aos oureenses que se apresentam nas próximas eleições com um projecto político alternativo, credível e vencedor para o concelho de Ourém. A demonstrá-lo, regista-se um número cada vez maior de oureenses que se revêem nas ideias do MOVE e apostam em Vítor Frazão para gerir a autarquia oureense nos próximos quatro anos.
A vitalidade e a dinâmica que inspiram o MOVE traduz-se, igualmente, na acção política, social ou cultural levada a cabo pelos seus órgãos. Por exemplo, amanhã, Sábado 13 de Julho, terá lugar a cerimónia de inauguração da Sede do MOVE, junto à rotunda do “Intermarché” em Ourém, com início às 17h30, e que contará com a presença do Dr. Pedro Marques, presidente da Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI). Seguidamente, pelas 18h30, a Jota MOVE promove um Colóquio subordinado ao tema “A Crise e a Pobreza em Portugal e no concelho de Ourém”, que terá como oradores o Dr. Sérgio Francisco, sociólogo, e a Dra. Celine Marques, técnica de serviço social. Finalmente, pelas 19h30, e para fechar com “Chave d’ Ouro”, será servido um “Porto de Honra” a todos quantos nos queiram dar a gentileza da vossa presença.
A este propósito, devo referir que a Sede de Campanha do MOVE se encontra aberta às quintas-feiras das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00, sextas-feiras das 15h30 às 19h30, e aos sábados das 10h00 às 12h30, das 14h30 às 19h00 e das 20h30 às 22h30. Estarão à disposição dos oureenses todas as informações relativas ao MOVE e suas candidaturas, pelo que o Movimento Ourém Vivo e Empreendedor e Vítor Frazão convidam, desde já, toda a população a visitar-nos.
Por outro lado, a nível político, não posso deixar de registar também aqui o facto de que a recolha de assinaturas levada a cabo pelo MOVE para a Assembleia Municipal ter superado as expectativas, conforme, aliás, já havia acontecido para a Câmara Municipal. Assim, para além da candidatura à Câmara, está agora garantida também a candidatura à Assembleia Municipal. Estão de parabéns as centenas de mandatários que, pelas 18 freguesias do concelho, contribuíram com o seu esforço para tornar estas candidaturas uma realidade. “Ourém em Movimento” é isto mesmo: é estabelecer objectivos e concretizá-los. É, por isso, que estas “dinâmicas e sondagens” conferem ao MOVE, a Vítor Frazão e restantes candidatos, ESPERANÇA no futuro. Porque também queremos trabalhar juntos pela nossa terra!"

MOVE - Apresentação dos Candidatos à Assembleia Municipal, Vereação e Juntas de Freguesia


quinta-feira, julho 11, 2013

Agradecimento público

Mensagem de Vítor Frazão, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Ourém

"A força e a admiração de um povo revela-se pela solidariedade que demonstra nos momentos de adversidade.
Não posso de forma alguma esquecer o carinho e atenção que todos vós me haveis dedicado, com as centenas de mensagens e telefonemas que recebi.
Um aparatoso acidente de viação, que me fez temer por danos pessoais mais graves, não passou, em boa hora, de um grande susto.
Estou bem, e dentro em breve regressarei ao activo mais determinado que nunca para dedicar todo o meu esforço e convicção naquilo em que acredito: defender os interesses e as ambições dos Oureenses e do concelho de Ourém.
A todos, do fundo do coração, a minha enorme gratidão pelo vosso carinho".

Vítor Frazão

segunda-feira, julho 08, 2013

Pela defesa da cidadania

O texto que se segue foi publicado na Edição de 5 de Julho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Pela defesa da cidadania
Duas das dez razões que Vítor Frazão invocou no passado dia 11 de Dezembro para apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal de Ourém foram, por um lado, a motivação e o empenho para continuar a trabalhar pelo desenvolvimento do concelho que já serve há mais de 25 anos, com a promessa de que se manterá atento aos problemas dos oureenses e que contribuirá para a resolução das suas necessidades; e foi também, por outro lado, a capacidade para optimizar os seus conhecimentos, princípios e ideais, em prol de uma gestão autárquica equilibrada, eficaz, sustentável e com respeito e consideração por todos os oureenses. Cedo isto foi afirmado, portanto, por Vítor Frazão, quando anunciou publicamente a sua candidatura suprapartidária à Câmara Municipal de Ourém, no passado mês de Dezembro, já lá vão mais de seis meses!
O MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor não pode deixar, por isso, de, nas próximas eleições, levar a efeito uma campanha que cumpra com aqueles objectivos, pois o que aqui está em causa é não defraudar as expectativas dos oureenses e contribuir para a credibilização da vida política e da gestão da “coisa pública”.
Recordo aqui as palavras do próprio Papa Francisco, que lançou recentemente uma espécie de mensagem “urbi et orbi”, ao considerar que a política é uma arte nobre e que todos devemos participar na vida política, enquanto cidadãos responsáveis, activos e preocupados com o bem comum. 
Diria que esta é a “zona de conforto” do MOVE, ou seja, um Movimento de cariz INDEPENDENTE que quer valorizar e prestigiar os VALORES DA CIDADANIA. Mas, que quer também contribuir para uma gestão autárquica espontânea, sem deixar de ser, no entanto, verdadeira, sustentável e de respeito e consideração por todas as pessoas. 
Por exemplo, na pré e na campanha eleitoral das eleições autárquicas que se avizinham, o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, conforme já foi tornado público, não se associa a “técnicas e meios despesistas”. Por essa razão, vai continuar fiel à sua “Carta de Princípios”, entre os quais, levar a efeito uma campanha séria, credível e honesta, uma campanha de proximidade ao povo oureense e pautada pela humildade, em face da crise que assola o país. 
A concretização desta promessa eleitoral materializa-se, designadamente, através da utilização de uma carrinha - devidamente identificada com as cores do MOVE - que fará chegar a todo o concelho os ideais e mensagens dos seus candidatos às próximas eleições autárquicas. Tal vai ao encontro, não só da promessa que o MOVE assumiu, desde a primeira hora, de que vai fazer uma campanha com e para as pessoas, respeitando-as e solidarizando-se com elas, como também vai ao encontro da ideia de que a melhor forma de cativar o respeito, a atenção e a amizade dessas mesmas pessoas é falando verdade e cumprindo com o que se lhes promete. “À mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo”, pelo que o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, Vítor Frazão e os restantes candidatos se apresentam nas próximas eleições com um projecto político a pensar nas pessoas e naturalmente vocacionado para a DEFESA DOS VALORES DA CIDADANIA".

Jantar Convívio

Jantar Convívio em Ourém (28 de Junho), que juntou alguns elementos do MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor. Para além dos anfitriões do encontro, Armando Pereira e Maria Fátima, marcaram ainda presença o candidato do MOVE, Vítor Frazão, o presidente do Movimento, João Silva, assim como elementos da direcção, secretariado e Jota MOVE.

Da Esquerda para a direita: Leonor Cancela, Pedro Cancela, Élia Lains, Tiago Sousa, João Silva, Vítor Frazão, Vítor Lopes, Rita Crespo, Armando Pereira, João Pereira, Verónica Rasteiro, Maria Fátima de Jesus, Daniel Antunes, Renato Lopes, Marta Silva, Ricardo Ribeiro, Tânia Sá, John Ermitão, Maria Almeida e, atrás da câmara, João Miranda.

Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor

quinta-feira, julho 04, 2013

Convite à população

Estimado (a) Senhor (a)

O MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor vem, por este meio, convidá-lo (a) para a inauguração da Sede de Campanha a realizar no próximo dia 13 de Julho, pelas 17h30, junto à rotunda do "Intermarché", em Ourém.
A partir das 18h30, terá lugar um Colóquio dedicado ao tema "A crise e a Pobreza em Portugal e no concelho de Ourém", uma iniciativa da Juventude do MOVE. A conferência procura uma reflexão sobre a crise que o nosso País atravessa e a pobreza que desta resulta, com a contribuição do Dr. Sérgio Francisco, sociólogo, e da Dra. Celine Ferreira, técnica de Serviço Social.
No intuito de fomentar uma participação alargada a toda a população bem como às empresas do nosso concelho, muito gostaríamos de contar com a sua presença.
A partir das 19h30, será servido um Porto de Honra a todos os presentes.

Com os melhores cumprimentos,
MOVE

Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor

Um "park" muito especial em Matas

O “Park do Salgueyro”, em Matas, faz as delícias de centenas de visitantes em busca de momentos de lazer e frescura para afastar o calor.
O responsável é Fernando “Rato”, benemérito que oferece um parque de merendas ao público, e onde não falta a música, porco no espeto, piscina, área relvada para descanso, mesas e parque infantil, bem como instalações sanitárias.
Vítor Frazão, acompanhado por mandatários e apoiantes de Matas, teve oportunidade de conversar com Fernando “Rato”, congratulando-o pelo mérito da sua obra, um parque que vem melhorando de ano para ano, a pensar nas pessoas que o visitam.

Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor

quarta-feira, julho 03, 2013

Bombeiros Voluntários de Fátima

Bombeiros Voluntários de Fátima celebram 10.º Aniversário

Os Bombeiros Voluntários de Fátima celebraram o 10º Aniversário da Corporação, no passado Domingo.
Entre o reconhecimento a diversas entidades houve lugar a promoções e distinções de membros do Corpo de Bombeiros, entre os quais o Comandante Costa Pereira, apoiante da candidatura de Vítor Frazão.
Vítor Frazão, sócio nº 1 desta Associação, salientou o reconhecimento que tem pela Corporação fatimense e pelo trabalho que tem desenvolvido na defesa da vida dos oureenses, do bem comum e de quem visita Fátima.
Com Vítor Frazão, o MOVE congratula os Bombeiros Voluntários de Fátima, por tão simbólica data de entrega voluntária e abnegada ao serviço da comunidade.


Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor
Foto: MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor

terça-feira, julho 02, 2013

Pela defesa da cultura

O texto que se segue foi publicado na Edição de 28 de Junho de 2013 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Pela defesa da cultura
Uma das maiores riquezas de uma nação, de um país, é a sua História e a sua cultura. São bens inalienáveis que formam a sua identidade e que marcam indelevelmente, para o bem ou para o mal, a história de um povo”. Foi assim que iniciei o texto número dois, aqui publicado no passado dia 24 de Maio.
É nesta linha que uma das ideias que o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor e o Dr. Vítor Frazão têm para o nosso concelho, é a preservação da identidade histórico-cultural, do património arquitectónico, natural e gastronómico que caracteriza a já longa História do Povo e do concelho de Ourém. Indiscutivelmente, as “Festas da Cidade” desempenham um papel importante nessa preservação, e foi isso que aconteceu nas últimas semanas, ficando, mais uma vez, demonstrado que o concelho de Ourém, em geral, e as nossas freguesias, em particular, continuam dinâmicas e a valorizar as suas tradições ancestrais e a sua cultura.
Assim sendo, é importante também registar aqui o trabalho árduo e abnegado de inúmeros cidadãos oureenses, muitos dos quais cidadãos anónimos, mas também dos presidentes de Junta e dos membros das associações e colectividades que, nas suas freguesias, não quiseram deixar de dar o seu contributo para a concretização dos vários eventos culturais que foram tendo lugar, ao longo das últimas semanas, um pouco por todo o concelho.
Na incursão que fiz por alguns dos eventos a que tive oportunidade de me deslocar, o que pude constatar foi isso mesmo: senti o pulsar do Povo, que não fica resignado diante das dificuldades, e que ainda está cheio de vitalidade para continuar a dignificar a sua história; vi um “caldo de cultura”, nas suas múltiplas vertentes, desde o teatro, a dança, a música ou a gastronomia, passando pelas actividades económicas, desportivas e culturais, até aos eventos de âmbito social e político; e vi também alguma intranquilidade e falta de esperança das pessoas quanto ao futuro, um certo receio de que a pequena luz que vêem ao fundo do túnel seja afinal a do combóio que está prestes a vir ao nosso encontro e a esmagar-nos.
Ora, o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor e o Dr. Vítor Frazão, não se apresentam nas próximas eleições autárquicas como parte do problema, mas antes como parte da solução. Sendo o MOVE um movimento INDEPENDENTE e da CIDADANIA, compete-lhe também pugnar, de forma intransigente, pela defesa do vastíssimo património histórico, arquitectónico, natural, cultural e gastronómico do concelho de Ourém, tornando-o num valioso contributo para o desenvolvimento e a dignificação do nosso concelho, não esquecendo, obviamente, as pessoas.
Este compromisso é assumido paralelamente a um outro desafio que temos todos pela frente: a preservação e dignificação deste vastíssimo património passa, igualmente, pelo apoio concedido a todas as 18 freguesias do concelho, requerendo que olhemos para elas, não como parentes pobres da democracia, mas antes como parceiros estratégicos de cooperação. É, por isso, que o MOVE e o Dr. Vítor Frazão defendem a nomeação de um Vereador com a competência específica para, por exemplo, acompanhar a dinâmica das freguesias do “norte do concelho”, no sentido de minimizar a sua interioridade e incrementar o seu desenvolvimento.
Sobre este designado “Vereador do Norte” e o seu papel no contexto das freguesias voltarei a falar-vos nos próximos textos".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...