domingo, setembro 06, 2020

Freguesia de Atouguia




Atouguia, foi elevada a freguesia 19 de julho de 1933, e encerra um importante acervo histórico-cultural.
Os topónimos dos lugares de “Escandarão,” “Zambujal” e “Alveijar” sugerem presença Árabe nestas paragens. Certa é a estação romana de Coinas, que se julga ter sido uma vila e é digna do reconhecimento nacional documentado por um belo painel de mosaicos incorporado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
Um dos monumentos históricos, ainda existente, é a capela de São Sebastião. posicionada no extenso vale a montante do castelo de Ourém. Desconhece-se a data da sua fundação, mas segundo a tradição por ali pernoitaram as tropas de D. Nuno Álvares Pereira e D. João I a 11 de agosto de 1385, aquando da marcha para a batalha de Aljubarrota. No séc. XVII já sofria do estado de ruína, e hoje, após os ataques das invasões francesas acrescidas à ação nefasta do tempo, o edifício persiste.
As principais atividades económicas da freguesia estão relacionadas com a construção civil, obras públicas e agricultura (nomeadamente a vinha e o azeite). Não podendo ser esquecido a importância do Centro Social Paroquial da Freguesia de Atouguia, na economia e bem-estar das suas gentes.
São vários os locais de lazer existentes na freguesia, onde é possível desfrutar de um bom ambiente e ar puro. Para momentos de confraternização e partilha.

Cláudio Clemente
Membro do MOVE – Movimento Independente
Freguesia de Atouguia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...