domingo, dezembro 14, 2014

USO, Boas Festas

Texto saído na Edição nº 1 do Boletim da Universidade Sénior de Ourém (USO), Dezembro de 2014.

Foi com enorme satisfação que aceitei o convite da Universidade Sénior de Ourém para colaborar na sua honrosa missão de proporcionar aos mais idosos não só o acesso ao conhecimento e às aprendizagens a que, pelas mais variadas razões, não puderam ter acesso há mais tempo, mas também a oportunidade de se valorizarem enquanto pessoas. Isto, é algo inalienável e a que todos temos direito. Agradeço, portanto, o convite, e empenhar-me-ei sem reservas para estar à altura de mais este desafio emocionante que me foi colocado.
Depois, dizer que é sempre importante contarmos com a colaboração de gente abnegada que não vê inconveniente em dar parte do seu conhecimento a quem dele mais precisa. Estar nesta leva de gente descomprometida e com verdadeira paixão naquilo que faz, e que colabora com a sua terra, faz-me sentir alento e ainda mais desprendido para transmitir a cada um dos meus alunos aquilo que fui aprendendo ao longo da vida.
Nós, os professores, precisamos do saber dos alunos e da sua experiência de vida. Eles, os alunos, precisam do nosso conhecimento técnico enquanto professores. Trata-se apenas de uma troca de experiências, e é aí que está o verdadeiro gosto pela coisa. E tudo é tão mais perfeito quando é feito de forma genuína. Como é o caso.
Finalmente, uma palavra de estima, quer para os órgãos da Universidade Sénior de Ourém, quer ainda para colegas professores e, claro, para os alunos. Fica aqui o desejo de que tenham todos umas Festas Felizes, um Natal com Amor, Paz, Saúde, e um Ano Novo repleto de coisas boas.
Ourém, 3 de Dezembro de 2014
João Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...