segunda-feira, novembro 03, 2014

Crónicas de um tempo fascista

O Blog iNovOurém avançou há dias com a notícia de que o Director do Jornal “Notícias de Fátima” tinha dado o dito pelo não dito, ao ter alegadamente censurado a participação escrita com carácter de regularidade do MOVE nas páginas daquele jornal.
Na verdade, importa primeiro conhecer os factos para depois podermos tirar conclusões mais fundamentadas e reais. 
1. No passado dia 20 de Agosto, Vítor Frazão, desconhecendo o endereço de email do Exmo. Senhor Director do Jornal “Notícias de Fátima”, teve oportunidade de endereçar para o email info@noticiasdefatima.pt um pedido de um espaço para o Colunista do MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor (ou seja, João Pereira) poder escrever, com carácter de regularidade, no Jornal “Notícias de Fátima”.
2. A resposta chegou, também via email, no passado dia 8 de Setembro, tendo a Exma. Senhora Dra. Fernanda Frazão informado que “No seguimento do vosso email [ou seja, do email enviado por Vítor Frazão], vimos por este meio informar que o Notícias de Fátima não tem por hábito dar espaço a um colunista que «represente» um partido político. Por isso, se quiser escrever, enquanto cidadão e leitor do Notícias de Fátima, poderá fazê-lo. Basta estar devidamente identificado e respeitar o estatuto editorial e o espaço que lhe for concedido”.
3. Na sequência desta comunicação, Vítor Frazão entrou em contacto com João Pereira para lhe dar nota do conteúdo daquela informação de 8 de Setembro, tendo este, por sua vez, enviado um email datado de 9 de Setembro com o seguinte teor: “Na sequência dos contactos havidos com o Dr. Vítor Frazão em relação ao assunto em epígrafe, sou pelo presente a solicitar a V.Exas. que me informem qual o tamanho do espaço/texto destinado à coluna de opinião. Mais solicito que me informem a data/prazo limite para o envio dos textos destinados a publicação”.
4. Ainda neste mesmo dia 9 de Setembro, pelas 21h27m, João Pereira obteve a seguinte resposta da parte do Jornal “Notícias de Fátima”, cujo email foi assinado pela Exma. Senhora Dra. Fernanda Frazão: “O Notícias de Fátima é um jornal local, os nossos colaboradores são de Fátima ou, de alguma forma, estão ligados a Fátima. O melhor é aguardarmos mais algum tempo e quando reformularmos a lista dos nossos colaboradores (neste momento, as colaborações estão definidas até ao final do ano), voltaremos a entrar em contacto com o Dr. Vítor Frazão”.
5. Finalmente, verifica-se até ao momento uma completa ausência de resposta por parte do Jornal “Notícias de Fátima”, seja ao email enviado por Vítor Frazão no pretérito dia 10 de Setembro, às 11h46m02s, seja à carta enviada por João Pereira no dia 30 de Setembro.
Perante a realidade nua e crua dos factos, deixemos algumas perguntas:
a) Como é possível dizer-se no dia 8 de Setembro que o Jornal “Notícias de Fátima” não tem por hábito ceder espaço aos partidos políticos, quando, apenas quatro dias depois, na edição do dia 12-09-2014, aparece (e já não é a primeira vez) a coluna do “Movimento Somos Fátima”, facto que se repetiu na edição de 26-09-2014 e em edições subsequentes?
b) Qual é, afinal, a diferença entre o “Movimento Somos Fátima” e o “MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor”?
c) Como pode explicar o Director do Jornal que num dia se autorize o Colunista do MOVE a escrever no jornal enquanto cidadão e leitor do “Notícias de Fátima”, e logo no dia a seguir – ou seja, escassas horas depois – dê o dito pelo não dito e escreva que “o Jornal Notícias de Fátima é um jornal local” e que os “colaboradores são de Fátima ou, de alguma forma, estão ligados a Fátima”?
d) E como se explica que o Colunista do MOVE, só porque é natural de Ourém, terá que aguardar por outra ocasião?
e) Quando se afirma que o “Notícias de Fátima é um jornal local”, significa isto que a sua missão jornalística e informativa se restringe à freguesia/paróquia de Fátima?
f) As notícias do concelho de Ourém não interessam a Fátima? E as de Fátima não interessam ao resto do concelho? Será que Fátima não é Ourém?
g) Poderá o Director do Jornal ter a amabilidade de informar se esta “imposição” se encontra vertida nos Estatutos do Jornal “Notícias de Fátima”?
h) E como se explica que ilustres cidadãos da freguesia de Fátima tenham escrito no passado no jornal e na Coluna do PSD no “Notícias de Ourém”? E como se explica que outros o continuem ainda agora a fazê-lo?
i) Será tacanhez de uns e abertura de espírito de outros?
Conclui-se, portanto, que estamos perante uma decisão estritamente política e que nada tem a ver com critérios jornalísticos.
Comprova-se, ainda, que o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, só poderá continuar a fazer circular a sua mensagem (como de resto tem acontecido até agora) noutros órgãos de Comunicação Social que não sejam “locais”, como parece ser o caso do Jornal “Notícias de Fátima”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...