terça-feira, março 04, 2014

Ler faz bem

O texto que se segue foi publicado na Edição de 28 de Fevereiro de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Ler faz bem
Enquanto uns se distraem com pequenas questiúnculas ou minudências que a actualidade política local vai despertando, outros, pelo contrário, continuam na senda das promessas que fizeram aos eleitores nas últimas eleições, pois isso é o mais importante e a pedra de toque que os faz mover em direcção ao futuro. Ora, é neste último cenário que se encontra o MOVE – Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, e é neste campo que a sua actividade política gravita e encontra a sua expressão máxima. Só no presente mandato, entre propostas, declarações de voto, votos de louvor e de pesar, recomendações e requerimentos, o MOVE já leva mais de meia centena de documentos apresentados pelo vereador Vítor Frazão na Câmara Municipal de Ourém, o que atesta muito sobre a preocupação e a sensibilidade que os problemas dos oureenses representam para este movimento de cidadãos.
A este propósito, toda a actividade política que o MOVE tem desenvolvido, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, atesta ainda uma outra coisa que considero de vital importância, e que tem a ver com a alegada falta de independência do MOVE em relação ao PS apenas pelo facto de terem assinado, já depois das eleições, um compromisso de governabilidade para a Câmara Municipal. Nessa altura, recorde-se, uma das teses dominantes era a de que o MOVE se tinha vendido ao PS e que era agora a nova muleta dos socialistas. Ora pois bem, nada mais patético e enganador. A despeito de muitos insistirem no contrário, a verdade é que nem o MOVE é o PS, nem o PS é o MOVE. São duas realidades completamente distintas, cada uma com vida própria, que pensam com as suas próprias cabeças e que apenas têm em comum o facto de terem celebrado um acordo para assegurar a governabilidade na Câmara Municipal. De resto, é bom termos presente que um dos pressupostos plasmados no tão famigerado compromisso diz respeito precisamente à necessidade de serem salvaguardados, com equidade e humanismo, os soberanos interesses dos oureenses, designadamente que sejam escutadas com regularidade as pretensões de todos os órgãos autárquicos democraticamente eleitos. Noutro passo, recorde-se ainda o pressuposto de que o vereador Vítor Frazão votará, de forma responsável, todas as propostas e/ou deliberações que visem o desenvolvimento do município e o bem-estar da sua população, independentemente dos seus proponentes e sem prejuízo de as propostas do MOVE terem igual tratamento.
E não se pense que o MOVE, abstendo-se da sua identidade, votará sempre alinhado com o PS. Acaso alguma proposta da maioria não se vislumbre benéfica nem útil para a resolução dos problemas concretos das pessoas (como já foi o caso), o vereador Vítor Frazão não hesitará em votar contra se isso for o que o interesse público ditar. Mas, para compreendermos este estado de espírito, seria útil que todos fossemos acompanhando, de forma séria e regular, o que o MOVE tem vindo a fazer em termos de política autárquica. Para isso, é fundamental que, ao invés de embarcarmos na primeira crítica leviana que encontrarmos pela frente, todos nos permitamos ler o que a este respeito se vai escrevendo por aí. No que me toca, tenho o hábito de ler todos os textos dos colonistas que ladeiam esta “Coluna do Meio”, tanto os da esquerda como os da direita, e não serei cínico ao ponto de não assumir aqui que muitos desses textos são tudo menos enfadonhos. É que sou daquelas pessoas que pensa que ler faz bem, exercita o nosso cérbero, dá-nos conhecimento e capacidade de raciocínio, para além de nos ensinar a não dar erros de palmatória ou “pontapés na gramática”. Já para não falar de que ler, sobretudo o que os outros escrevem, constitui também um sinal de respeito por quem escreve e por aquilo que escreve".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...