domingo, janeiro 05, 2014

Ourém em revista

O texto que se segue foi publicado na Edição de 3 de Janeiro de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Ourém em revista
Mais um ano que termina e outro que começa. Todos os anos é o mesmo frenesim de sempre: elegem-se as personalidades do ano, os momentos mais marcantes da vida política, desportiva, económica ou cultural, ensaiam-se explicações para o que correu mal e formulam-se desejos e expectativas para o futuro.
Em termos locais e políticos, e olhando em retrospectiva o ano de 2013, assistimos ao aparecimento do Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, um movimento de cidadãos que, sem a chancela dos partidos, apresentou um projecto político alternativo aos cidadãos oureenses nas últimas eleições, que lhe valeu granjear 11% da simpatia e confiança do eleitorado do nosso concelho. Tenho para mim que, mais do que as organizações em si, sejam elas movimentos de cidadãos ou partidos políticos, o que conta são as pessoas e as ideias ou projectos que apresentam e que esperam vir a concretizar. Sem esta visão de futuro, integrada com a realidade e tendo como objectivo a satisfação das necessidades das pessoas, jamais um projecto político poderá vingar.
O ano de 2013 em revista trouxe-nos ainda o lado prático da política, desde logo a assinatura do Compromisso de Governabilidade entre o MOVE e o PS, mas também, por exemplo, a eleição para a mesa da Assembleia Municipal, os acordos celebrados nas Juntas de Freguesia de Nª Sª da Piedade e Caxarias e a disponibilização de meios técnicos e humanos aos vereadores para a prossecução do seu trabalho autárquico.
Ourém em revista pode ser também um olhar sobre aquilo que, nos últimos dois meses, tem sido o trabalho desenvolvido na Câmara pelo vereador independente Vítor Frazão, cuja abrangência implica não só a aprovação do Orçamento para 2014 e Grandes Opções do Plano para 2014-2018, como também a proposta apresentada no sentido de não se aplicar em 2014 um aumento de 0,8% nos valores da Tabela Geral de Taxas e Outras Receitas Municipais, proposta esta que foi aprovada por unanimidade, mantendo-se assim os valores praticados em 2013, ou a aprovação dos Relatórios de Gestão e Contratos para 2014 referentes à empresa Ourémviva, ou ainda o Voto de Reconhecimento público pelo 10º Aniversário da Ourearte, cuja proposta foi também aprovada por unanimidade, o que demonstra mais uma vez que o que importa é mais a qualidade e a oportunidade das propostas, e não tanto a origem e a autoria de quem as apresenta.
O curto balanço de 2013 que me é dado aqui fazer, não podia, contudo, deixar de me permitir registar o agrado que é ver a forma como os eleitos do MOVE estão a desempenhar as suas novas funções autárquicas, onde eu, sem falsas modéstias, naturalmente me incluo, e para cuja visão de futuro, integrada com a realidade, todos queremos caminhar e ajudar a construir.
Por ora, resta-me desejar aos estimados leitores, aos munícipes da freguesia de Nª Sª da Piedade e a todos os oureenses um Feliz Ano de 2014, agraciado com muita Paz e Saúde e que seja, apesar de todas as dificuldades que ainda se antevêem, um ano repleto de sucessos pessoais e profissionais".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...