quarta-feira, janeiro 29, 2014

Excelências e discípulos

O texto que se segue foi publicado na Edição de 24 de Janeiro de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.


"Coluna do Meio
Excelências e discípulos
Mais uma vez as “Redes Sociais” são o palco privilegiado para algumas excelências da nossa praça difundirem prolixas dissertações sobre aquilo que não sabem, fingem ou simplesmente não querem saber. A este propósito, escrevia-se esta semana no Facebook algo parecido com isto: “Também no Facebook se revela o nível de proximidade às populações que as forças políticas têm. O PSD Ourém, e também o seu presidente Luís Albuquerque, continuam com regularidade a fazer publicações, a dar conta da actividade, a partilhar informações do interesse de todos e, acima de tudo, a manter informada a população. Outras forças políticas, como por exemplo o MOVE e Vítor Frazão, deixaram de ter actividade aqui neste espaço [leia-se Facebook] em 30 de Setembro de 2013. Afinal, usar o Facebook apenas para fins eleitorais é mais ou menos a mesma coisa que alcatroar um metro de estrada apenas para obter votos. A política deve fazer-se na proximidade do povo sempre de forma continuada. Com os novos tempos e com as novas tecnologias, também aqui neste espaço amplo que é o Facebook é preciso marcar presença […]”. Por seu lado, o líder do PSD Ourém apressou-se logo a comentar aquela prolixa dissertação nos seguintes termos: “Grande verdade! Mas, não se deve estranhar, pois os protagonistas já nos habituaram a este tipo de atitudes! Só é pena que alguns ainda continuem a acreditar nessa gente!” (sic).
Ora, ambos os textos apontam as suas nefastas baterias para os do costume, ou seja, para o MOVE e para Vítor Frazão, fazendo crer que este Movimento Independente de Cidadãos Livres e Democráticos se encontra adormecido e está-se nas tintas para o Povo do concelho de Ourém. É algo a que já nos habituaram, e dou por mim neste momento a perguntar-me: mas, afinal por que carga de água continuam estas excelências a arremessar pedras a homens mortos? A explicação é simples e cabe numa única palavra: ressabiamento.
Na verdade, vossas ilustres excelências é que, pelos vistos, têm andado adormecidas e apáticas, senão teriam reparado que o MOVE costuma ter uma presença assídua e construtiva nas reuniões da Câmara Municipal (onde tem um representante), nas reuniões da Assembleia Municipal (onde tem dois representantes), em três Assembleias de Freguesia (onde existem cinco elementos), ou ainda no Conselho Municipal de Juventude (dois elementos) e Conselho Municipal de Educação (um elemento). Para além disso, o celebérrimo Gabinete 2.6 da CMO constitui igualmente um espaço aberto a todos os munícipes, ao qual todos poderão livremente aceder para expor os seus problemas e anseios. Isto, para já não falar na imprensa local que tem dado (felizmente) relevo às actividades desenvolvidas pelo MOVE e seus representantes, como sejam os Jornais “Notícias de Ourém” e “Notícias de Fátima”, ou ainda esta singela “Coluna do Meio”, a qual, salvo a falta de modéstia, tem, não raras vezes, dado nota do que o MOVE vai produzindo em termos de propostas e actividade autárquica. Então, perante isto, vossas excelências ainda pensam que o MOVE está adormecido? Só quem não anda atento é que não vê e, como se usa dizer, o pior cego é aquele que não quer ver. Ou será que os caríssimos são como o outro, não lêem jornais e raramente têm dúvidas?
Acerca deste triste episódio, que se vem juntar a tantos outros, resta-me dizer que o “líder” do PSD Ourém não foi honesto ao não se ter apressado a vir a público corrigir o seu discípulo e repor a verdade, o que demonstra, uma vez mais, o seu ressabiamento, e que para chegar a líder, na terminologia de Peter Drucker ou Ram Charan, ainda tem de ler muito e calcorrear muito caminho. Aliás, a expressão “Só é pena que alguns ainda continuem a acreditar nessa gente” é bem reveladora do desprezo que revela pelos seus adversários e do modo apoucado e tacanho com que encara a política".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...