domingo, janeiro 05, 2014

Eusébio da Silva Ferreira

1942-2014

O país acordou hoje em alvoroço com a notícia da morte prematura de Eusébio.
Setenta e um anos não é propriamente uma idade avançada, mas que não é a "flor da idade", isso convenhamos que também não é. E conhecem-se os problemas de saúde que o "Rei do Futebol", o "Pantera Negra", vinha sofrendo há já algum tempo, que o levaram várias vezes ao hospital com prognósticos muito complicados. A conjugação destes dois factores, foi, enfim, fatal para aquele que é considerado o melhor jogador português de todos os tempos, uma referência e um símbolo nacional.
Num tempo em que desesperamos por encontrar referências e símbolos nacionais, onde rareiam líderes carismáticos e timoneiros aguerridos, conscientes e visionários, eis que surge agora um novo "mito" para marcar a simbologia da nossa história. Eusébio não era um mero ex-futebolista do Sport Lisboa e Benfica e da Selecção Nacional, era um jogador de Portugal. Nem a propósito, quer o Presidente da República, quer o Primeiro-Ministro, apressaram-se a vir a público demonstrar o seu pesar e enaltecer esta grande figura do "Desporto Rei". Afinal, parece que os nossos governantes ainda sabem reconhecer a humildade e a honestidade que caracterizaram este homem, que partiu de Moçambique para realizar o sonho de jogar num grande clube de Futebol, nunca perdendo a simplicidade das suas origens, nem a forma natural de encarar o relacionamento com os outros ou a garra que emprestava quando entrava num campo de futebol. Ficará indelevelmente marcada na nossa memória a memorável exibição de Eusébio nos Quartos de Final do Mundial de 1966, em Inglaterra, marcando quatro dos cinco golos no jogo com a Coreia do Norte, que mudou o resultado e deu a vitória a Portugal.
Oxalá Portugal, enquanto país, continue a viver no presente e no futuro muitas vitórias como esta que enobrece o nosso passado.
Que o Eusébio descanse em Paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...