segunda-feira, janeiro 20, 2014

Caminho do reconhecimento

O texto que se segue foi publicado na Edição de 17 de Janeiro de 2014 do Jornal Notícias de Ourém, o qual constitui a sequência de textos que irão sendo ali publicados e aqui transcritos na íntegra.

"Coluna do Meio
Caminho do reconhecimento
O “Reino do Futebol” tem destas coisas: ora nos faz chorar, ora nos faz rir. Enquanto que, na semana passada, chorávamos a morte de Eusébio, já esta semana ríamos de satisfação com a atribuição da Bola de Ouro a Cristiano Ronaldo. São os extremos da vida levados ao rubro, numa demonstração de que este mundo galáctico do futebol, à semelhança de outros mundos, é feito de dor e tristeza, mas também de alegria e reconhecimento.
Reconhecimento é coisa que todos também podemos ter em relação à forma genuína e responsável com que o MOVE continua paulatinamente a trilhar o seu caminho, consciente das dificuldades, é certo, mas focado igualmente em encontrar as melhores soluções para os problemas dos munícipes oureenses, sejam eles de que natureza for. Veja-se, a título de exemplo, no domínio da “cultura ambiental”, a recomendação apresentada por Vítor Frazão numa das últimas reuniões da câmara municipal, intitulada “Acções de Sensibilização sobre Reflorestação e Arborização”, nos termos da qual a Câmara de Ourém, por intermédio da empresa “Ourémviva”, deverá estabelecer um plano municipal que tenha em vista não só o desenvolvimento do mundo rural e a orientação para intervenções naqueles domínios, como ainda a realização de acções de sensibilização em todas as juntas de freguesia do concelho, com destaque para as que foram mais fustigadas pelos incêndios.
Por outro lado, a proposta do presidente da Câmara Municipal de Ourém sobre a construção do Pavilhão Gimnodesportivo do Olival chocou de frente com a indignação de algumas "hostes laranjas", que logo vieram a terreiro apelidá-la de despesista, acusando o executivo camarário de não ter visão, de não saber distinguir as prioridades, de andar a desbaratar os dinheiros públicos e de usar artimanhas nos números que envolvem o financiamento e a construção do dito pavilhão. Não obstante, e como é do conhecimento público, esta proposta foi apresentada e analisada na reunião de Câmara do passado dia 7 de Janeiro, em relação à qual o vereador independente do MOVE, Vítor Frazão, votou a favor, não sem antes apresentar uma Declaração de Voto, de cujo conteúdo extraio as duas afirmações seguintes: 1. “Efectivamente, o PSD em 16-12-2008 incluiu a construção do pavilhão desportivo da Vila do Olival na lista de obras a candidatar no âmbito do Quadro Comunitário de Apoio - QREN. Não me desresponsabilizo das decisões tomadas ao tempo, em face desta ou outras obras programadas, sejam em que freguesia for, nem me desresponsabilizarei agora na qualidade de Vereador Independente do MOVE - Movimento Ourém Vivo e Empreendedor, estando sempre ao lado das populações”; 2. “O montante de 1.477.395,00 Euros vem destinado, exclusivamente, repito, exclusivamente, para a construção deste e só deste pavilhão, não podendo aplicar-se noutro fim! Se não aproveitarmos agora esta verba para o concelho de Ourém, algum outro município virá a beneficiar dela”.
Na senda de uma política inovadora e de excelência, e não numa lógica de prometer tudo e ao mesmo tempo o seu contrário, posso dizer-vos ainda que os momentos, especialmente os de alegria e reconhecimento como os que temos vivido nos últimos dias graças ao futebol, justificam uma referência final a dois votos de reconhecimento aprovados por unanimidade na Câmara Municipal de Ourém, ambos tendo como proponente Vítor Frazão: um sobre os 75 anos do “Notícias de Ourém”, cuja data foi assinalada com o lançamento do livro “A Alma dum Povo”, da autoria do Dr. José Poças das Neves e apresentação do Dr. Sérgio Ribeiro; e o outro sobre o lançamento do livro “Cancro com Humor”, cuja autora – a jovem oureense Marine Antunes – viveu e venceu, também ela própria, esta terrível doença".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...